30/08/17 | 14:05
Biblioteca escolar é inaugurada em unidade de ensino da rede municipal

Com mais de 800 exemplares de livros didáticos, a biblioteca Tânia Rosete, da Escola Municipal Osvaldo Sobreira, Bairro da União, zona Centro-Sul de Manaus, inaugurou na manhã desta quarta-feira 30/8 e beneficiará mais de 200 alunos do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental.

O local era utilizado como despensa de merenda escolar, mas de acordo com a diretora da unidade, Marluce Filipe, foi identificada a necessidade de um espaço de encontro entre professores e alunos na complementação do ensino pedagógico, despertando o interesse pela pesquisa e leitura. “A biblioteca é alma da escola e nós ansiávamos por um espaço onde fosse incentivada a leitura em que os alunos pudessem pesquisar e reunir com outros alunos para realizar trabalhos em grupos. Aqui é mais um espaço pedagógico onde vamos despertar pessoas críticas e conscientes”, mencionou Marluce.

No primeiro momento, os alunos vão utilizar o espaço acompanhados do professor, obedecendo a um cronograma, em que poderão utilizar e emprestar os acervos da biblioteca. O nome da biblioteca é em homenagem a professora e pedagoga da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que também foi diretora da unidade durante 15 anos. “Esse é um momento de muita alegria, orgulho e agradecimento pelo reconhecimento de anos atuando na educação e dar o meu nome a espaço rico de sabedoria e de lazer que é a biblioteca”, disse Tania Rosete.

Atualmente, existem 227 escolas municipais com biblioteca e, até 2020, a Semed implantará biblioteca em todas as unidades, obedecendo a Lei de nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino públicas e privadas do País. Segundo Loana Portela, coordenadora do Programa de Apoio as Bibliotecas Escolares da Semed, a escola precisa dispor de um espaço para que seja implantada a biblioteca. “Dispomos de acervos e os mobiliários e até o ano de 2020 todas as unidades estarão com esse espaço beneficiando todos os nossos alunos”, informou Loana.

Para o aluno do 5° ano, Vinícius dos Santos, 10, o espaço será bem aproveitado para fazer leituras nas horas vagas e também para reunir com os colegas realizar trabalho em grupo. “Eu gosto muito de ler e esse espaço vai ser muito bom para nossa aprendizagem, poder ficar aqui estudando ou até mesmo lendo um gibi para passar o tempo”, comentou o aluno.

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054