26/09/17 | 14:21
Beneficiários do Bolsa Universidade participam de formação para última avaliação de desempenho de alunos da rede municipal

Aproximadamente 1,8 mil universitários beneficiários do Bolsa Universidade vão dar a sua contrapartida ao programa,  participando do processo de avaliação dos alunos da rede municipal de ensino, na terceira edição da Avaliação de Desempenho Estudantil (ADE), que começa no dia 5 de outubro em 356 escolas da rede. Os bolsistas foram selecionados pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (ESPI) e começaram a ser preparados com formação específica, nesta terça-feira, 26/9.

A formação, coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), segue até a próxima quinta-feira 28/9, em tempo integral no auditório da Semed, onde os estudantes receberão nos três dias de atividades, orientações dos assessores pedagógicos da DAM sobre como realizar a transcrição das provas, como vão auxiliar professores e alunos durante a avaliação, além de serem informados sobre as escolas onde vão atuar.

Aproximadamente 78 mil alunos do 3º, 5º, 7º, 9º ano do Ensino Fundamental, Projeto Itinerante (7º e 9º anos) e Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA), da 3º e 4º fase, participarão da avaliação, onde serão analisados a proficiência nas disciplinas de Português, Matemática e Ciências da Natureza e Humanidade, sendo esta última somente para os alunos do 9º ano.

De acordo com o assessor da DAM, Veraldison Rodrigues Pinto, os bolsistas acompanharão alunos do 3º ano por serem crianças que ainda estão no processo de alfabetização. “Os alunos do 3º ano ainda não conseguem fazer as transcrições da prova para o cartão resposta sozinhos, aconteciam erros nas marcações, marcavam mais de uma opção nas respostas, riscavam o código da prova, o que acabava sendo invalidada na hora da leitura”, comentou Veraldison.

Os universitários terão o dia da avaliação e, se necessário, o dia seguinte para fazer a transcrição da prova. Os bolsistas selecionados devem cumprir a carga horária de acordo com a porcentagem recebida no desconto da Bolsa Universidade. Por exemplo, 50% de desconto, 90 horas; 75%, 120 horas; e 100%, 150 horas.

Para Mateus Costa, universitário do 2º período do curso de Engenharia Elétrica, as orientações recebidas servem tanto para o dia da avaliação como para a vida profissional. “Toda essa aprendizagem pode ser levada para a vida pessoal e profissional, além de conhecer a realidade da secretaria e colocar em pratica todas as informações adquiridas”.

 

Texto: Érica Marinho

Foto: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054