10/11/11 | 15:38
Bairro da Betânia recebe nova unidade de ensino

A Comunidade do bairro da Betânia recebeu nessa quarta-feira, (9), a 245° unidade de ensino reinaugurada  – a Escola Municipal João Valente. A unidade foi entregue pelo Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi e contou ainda com a presença do Subsecretário Municipal de Educação, Marcelo Campbell, chefes das divisões de educação, representantes da secretaria, professores, alunos e comunitários. A  escola localiza-se na Rua Comandante Ferraz, 654, Bairro Betânia, Zona Centro-Sul de Manaus.

O Secretário de Educação, Mauro Lippi, lembrou que das 492 escolas pertencentes à rede municipal de ensino , 245 já passaram por ampliações, reformas, construções e que essa etapa será concluída no próximo ano.

“Estaremos concluindo essa etapa de reformas, ampliações e novas construções até o primeiro semestre do próximo ano. Essa revitalização das escolas segue a orientação do Prefeito de Manaus, assim como a implantação de 219 telecentros no município de Manaus que atenderá as escolas e comunidade. Até o final do ano realizaremos a entrega de 8 escolas municipais respeitando o calendário escolar e abraçaremos a Educação Infantil  por meio de um projeto arquitetônico que disporá de uma área física e recursos adequados a essa modalidade”, destacou o Secretário.

Mauro Lippi também ressaltou a aquisição de mais 10 lanchas escolares para a área ribeirinha (Rio Amazonas e Rio Negro) composto da segurança e de todos os equipamentos necessários  para o transporte dos alunos da zona rural.

Com uma estrutura moderna e adequada ao aprendizado dos alunos, a escola oferece em seu espaço biblioteca, poço artesiano, laboratório de informática, 8 salas climatizadas, diretoria, secretaria, sala dos professores, sala do Programa Mais Educação, cozinha, refeitório, banheiros e uma quadra coberta para os eventos e a prática de educação física, além do equipamento de monitoramento do Centro de Operação de Segurança Escolar (COSE), implantado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Escola atenderá 510 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano matriculados nos turnos matutino e vespertino.

O gestor da escola, Áureo Lúcio, acredita que a escola no momento está pronta para exercer a sua principal missão. “A nossa missão é ensinar as novas gerações que estão vindo e com a reforma alunos, professores e equipe técnica possuem todos os artifícios para que isso realmente aconteça. Dentre os projetos que serão desenvolvidos destacam-se “Amo  a minha escola” e “Programa Mais Educação”, afirmou o gestor.

Para a mãe do aluno do 3° ano, Daniel Amoral, 8, Mônica Amoral,  a escola precisava dessa reforma e ampliação. “A escola ficou ótima, principalmente a  quadra coberta onde os alunos poderão fazer suas atividades físicas e de lazer, com certeza o aproveitamento deles será bem melhor”, concluiu Amoral.

“Gostei demais da quadra coberta e do laboratório de informática. A minha sala ficou  muito mais bonita”, afirmou o aluno do 3° ano, Natanael Vasconcelos, 8.