27/05/15 | 14:20
Avaliação de metas do desempenho escolar chega as zonas Norte e Leste de Manaus

Cinquenta e duas escolas municipais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) V Leste I, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participam até o dia 1º de junho da avaliação de desempenho escolar dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O encontro faz parte do Relatório de Análise de Desvio de Meta (RADM) e reúne a assessoria pedagógica da divisão, professores, pedagogos, administrativos, serviços gerais e as gestoras das unidades escolares.

A metodologia de análise faz parte da Gestão Integrada da Escola (Gide) da Semed. A meta é avaliar se os alunos do 5º, 7º e 9º anos alcançaram os 70% de aproveitamento das avaliações internas aplicadas nas escolas, assim como conhecer o desempenho de 75% dos estudantes do 3º ano na Prova Brasil e na Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE).

A Escola Municipal Maria Rodrigues Tapajós, localizada no bairro Ouro Verde, zona Leste, é uma das unidades de ensino que está em processo de avaliação. A instituição conta com um total de 525 alunos, mas está em análise a classe estudantil do 1º ao 5º ano. Segundo a coordenadora de gestão da Gide na Divisão, Eliza de Carvalho Lima, que se reuniu com a equipe da escola, os resultados desta escola são satisfatórios.

“Nós temos ações que vêm sendo realizadas nas escolas regularmente. E essa tem se destacado bastante. Ela ficou em quarto lugar na parte externa da Avalição de Desempenho do Estudante (ADE). Outro dado positivo foi à recuperação dos alunos. Mediante a apresentação dos resultados da ADE, focamos as metas e objetivos a serem alcançados”, explicou.

A diretora da Escola Municipal Maria Rodrigues Tapajós, Alzenice Lopes, afirmou que a avaliação é importante para ajudar os educadores a desenvolver novas metodologias.

“Na última avaliação da ADE do ano que passou, nós ficamos em 11º lugar no ranking das melhores escolas de nossa Divisão. Esse ano, nós tivemos a surpresa de estamos em quarto lugar. Isso para nós é gratificante, o que reflete o trabalho de equipe e de uma nova metodologia a ser alcançada, além das atividades com os alunos. Isso nos fortalecer em muito”, comemorou.

Zona Norte

Na Divisão Distrital Zonal (DDZ) III Norte, o trabalho está acontecendo em 43 escolas municipais da Semed. Para atender todas as unidades, cerca de 13 assessores de gestão da Gide estão se reunindo com as equipes pedagógicas para avaliar planos e metas para melhorar o desempenho escolar dos alunos nessas localidades.

“Nós analisamos, primeiramente, os resultados gerais da rede de 2104. Depois, nós fazemos a avaliação do rendimento interno para saber onde houve esse desvio de metas. Em seguida, partimos para verificar a parte externa da ADE com os alunos do 5º, 7º e 9º ano. Após essas avaliações, vamos passar a trabalhar as ações para impactar os resultados que não foram tão satisfatórios na escola. Esse trabalho é para que todos possam alcançar bons resultados no segundo bimestre”, avaliou.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054