23/07/12 | 17:15
Aula Inaugural de Cursos Técnicos

Aula Inaugural de Cursos Técnicos

A formação profissional técnica já está sendo disponibilizada aos servidores administrativos da rede municipal de ensino. Na última sexta-feira, (20), a Secretaria Municipal de Educação por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) realizou a Aula Inaugural dos Cursos Técnicos – Profuncionário (Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação.

O curso está sendo oferecido na modalidade semipresencial por  meio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Duzentos servidores da área administrativa estarão a partir desta semana cursando as formações voltadas para Secretaria Escolar, Alimentação e Infraestrutura Escolar.

De acordo com a Diretora do Departamento de Gestão Educacional da Semed, Wissilene Brandão,  esse é o primeiro curso a nível federal que está sendo oferecido aos servidores para atender especificamente aqueles que atuam no apoio das escolas.

“Esse momento é histórico para a rede municipal de ensino – capacitar a nível técnico os profissionais ligados ao apoio escolar por meio de um programa federal, isso é inédito. É mais uma conquista para os nossos servidores. Será a primeira turma da rede pública municipal a ter acesso a essa formação. Nossos servidores atendem a demanda de 236 mil alunos , por isso, a importância de estarmos realizando a formação de todos os profissionais da educação”, afirmou a Diretora.

Segundo a Coordenadora Geral do Programa Profuncionário, Maria Raimunda Lima Valle, o programa possui uma função política, pedagógica e social.

“ O curso está sendo oferecido pelo IFAM e possui  a duração de 1 ano e meio.  É um programa de valorização dos  servidores não docentes da rede pública que visa a qualificação assim como conceder ao servidor a sua identidade funcional ”, explicou a Coordenadora.

O Coordenador do programa na Semed, Telmiro Feitoza explicou como funcionará as formações:

“Os cursos serão realizados na modalidade semi presencial com um encontro presencial uma vez por mês. De segunda a sexta-feira os atendimentos aos cursistas acontecerão no polo de apoio presencial na DDPM e serão oferecidos pelos tutores de acordo com o cronograma estabelecido pela coordenação.  Para cada tutor presencial existe um tutor a distância para acompanhar os cursistas”, comentou o coordenador.

De acordo com ele, se um dos cursistas apresentarem alguma dificuldade no decorrer da formação , os tutores estarão nos pólos para dar o suporte necessário.

A cursista de Secretaria Escolar e assistente administrativo na DDPM, Elis Regina de Souza, afirmou que é um ótimo incentivo aos servidores. “A área administrativa está sendo valorizada. Agora, com essa oportunidade novas portas se abrirão e quem sabe no futuro conseguirei fazer também uma graduação. A partir deste curso acredito que outras formações virão e nos sentiremos mais preparados para o mercado de trabalho”, afirmou a cursista.

Na área da Alimentação Escolar, a cursista e serviços gerais da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, Leila Lameira Ribeiro, acredita que o curso representa uma grande oportunidade em sua vida. “Como sou serviços gerais, tenho certeza que tenho muito a aprender, além de ter a oportunidade de conseguir algo melhor no meu trabalho. Vai ser muito bom pra mim, poderei ajudar as crianças e a escola. No momento estou aprendendo a utilizar melhor o computador e no futuro pretendo fazer o curso de nutrição”, complementou a servidora.

 

Atendimento dos tutores:

 

Segunda-feira – Secretaria Escolar – turma 01 – Tutor: Jorge Mendes

Terça-feira – Alimentação Escolar – Tutora: Joanilde Sousa

Quarta-feira – Infraestrutura Escolar –Tutor: Weligthon José

Quinta-feira – Secretaria Escolar – Turma 02 – Tutora: Eveline Ferreira

Sexta-feira – Todas as turmas – Laboratório do GTE