01/06/17 | 17:01
Assistentes Sociais da Semed recebem orientação sobre acidentes de trabalho

A Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reuniu, na tarde desta quinta–feira 01/06, no auditório da secretaria, cerca de 30 assistentes sociais que atuam nas Divisões Distritais Zonais (DDZ) e na Semed, para orientar sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que é o documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.

Os assistentes sociais foram instruídos sobre como preencher a CAT em caso de acidente ocorrido com os servidores de Regime de Direito Administrativo (RDA), que há 2 anos passaram a ser vinculado ao INSS. As informações foram repassadas pelo perito médico previdenciário, Evandro Carlos Miola, que falou sobre a diferença entre acidente de trabalho, ocorrido no exercício da atividade profissional, de trajeto, onde o profissional está a serviço da empresa ou no deslocamento da residência para o trabalho e de doença ocupacional, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho e como proceder.

“O servidor temporário se caso sofrer um desses acidentes deve informar a chefia imediata, para que possam ser desencadeados os procedimentos internos e que esse acidente seja registrado no CAT, informando à Previdência Social a ocorrência do acidente, garantindo assim todos os direitos do servidor”, explicou o perito.

De acordo com a gerente da GDS, Vânia Braga, a secretaria possui cerca de três mil servidores RDAs, que agora vão precisar dar entrada no CAT para receber os benefícios. “Os servidores RDAs são vinculados ao INSS, então é necessário que em caso de acidente eles façam a Comunicação de Acidente de Trabalho para garantir os seus direitos”, afirmou Vânia.

Para a assistente social, Sandra Leite, que atua na DDZ Centro-Sul, as informações recebidas serviram para tirar dúvidas no preenchimento do CAT. “Essa palestra serviu para informar como proceder em relação aos servidores RDAs, já que o procedimento com o servidor Estatutário em relação a acidente é outro e nós já estávamos acostumados”, comentou a assistente social.

 

Texto e foto: Érica Marinho

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054