16/10/19 | 18:11
Assistentes de escolas da rede municipal participam de formação

Prefeitura de Manaus iniciou nesta quarta-feira, 16/10, a formação do programa Mais Alfabetização, aos assistentes de sala de aula, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, onde as atividades seguem até a próxima sexta-feira, 18. A rede municipal de ensino possui mais de 400 assistentes no programa, e atendeu, este ano, mais de 44.200 estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental.

Nós dois primeiros dias da formação, participam os assistentes que atuam nas escolas das zonas Centro-Sul, Norte, Oeste, Sul e Leste. O último dia de formação será reservado aos assistentes da zona rural de Manaus.

Para a coordenadora do programa, Arlene Rosas, a rede municipal de ensino pode apoiar os professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental 1, por meio da implantação do assistente de alfabetização nas salas de aula para a melhoria do ensino e aprendizagem dos estudantes nas disciplinas de português e matemática.

“Ao invés dos professores estarem sozinhos fazendo a intervenção pedagógica com aqueles alunos que ainda estão com dificuldade nos conteúdos, eles contam com o apoio do programa, que proporciona um assistente para o professor alfabetizador, que pode ser um acadêmico de pedagogia ou um professor já formado”, comentou a coordenadora.

Durante a formação, os assistentes puderam conhecer melhor a finalidade do programa, ficando a par das ferramentas que a rede municipal de ensino possui para complementar a alfabetização dos alunos.

“Nós acreditamos que todos têm capacidade de aprender, esse é um projeto que vem colaborar muito com os educadores da rede, o assistente em sala de aula pode ajudar o professor a desenvolver as metodologias e o trabalho com aqueles alunos que têm mais dificuldade em sala de aula, já que o objetivo é melhorar de fato a aprendizagem na leitura, na escrita e na matemática dos nossos alunos do 1º e 2º anos”, completou a subsecretária de Educação, Euzeni Araújo.

Apoio
O Programa Mais Alfabetização foi instituído no dia 22 de fevereiro de 2018, por meio da portaria n° 142, do Ministério da Educação (MEC), e atende mais de 250 escolas. É uma política nacional de alfabetização, com o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática dos estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

— — —

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054