23/01/19 | 12:09
Assessores pedagógicos da Semed participam da 1º Jornada Pedagógica de 2019

Um momento de encontro para trocas de experiências e aprendizagem, essa foi a tônica da 1ª Jornada Pedagógica de 2019, realizada na manhã desta quarta-feira, 23/01, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZ) participaram do momento de estudo, que vai até esta quinta-feira, 24/01, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na Avenida Maceió, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.

Cerca de 80 profissionais estarão reunidos nos dois dias da jornada, que este ano tem como tema “Família e Escola: Todos responsáveis uns pelos outros”, que também é o lema do ano letivo rede municipal de ensino. O objetivo do encontro é subsidiar o trabalho dos assessores junto às escolas, com as orientações dos setores ligados Departamento de Gestão Educacional (Dege), destacando as propostas pedagógicas que tiveram mudanças ou são novas na Rede.

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, participou do evento e destacou o incentivo que a Semed dá a esses momentos e os novos desafios na educação, garantindo a missão da secretaria de preparar os alunos para o futuro, com uma educação de qualidade.

“Nesse, como em todos os anos, teremos muitos desafios e não é só porque em 2019 teremos mais uma edição da Prova Brasil, mas porque precisamos consolidar as nossas estratégias de formação voltadas para uma educação de qualidade. A Semed já pensa no futuro, que é preparar esses alunos para mudanças que vem acontecendo no Ensino Médio, mesmo que nosso público seja de crianças e pré-adolescentes”.

Os assessores participaram de palestras sobre Inclusão Escolar e as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O professor e doutor em Educação, Dalmir Pacheco de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Amazonas (Ifam), abordou de forma muito particular o tema “Como incluir um aluno que desafia a escola”, já que ele tem mobilidade reduzida.

“Essa é uma oportunidade que eu tenho em falar da minha própria experiência, que na infância não tinha apoio e atendimento adequado na escola. A nossa conversa é como adaptar o material didático ao aluno com deficiência e também derrubar alguns mitos e medos que é como tratar um aluno deficiente e incluir este aluno em todas as atividades desenvolvidas na escola, lembrando que a família também precisa contribuir nesse processo”, explicou.

Após a jornada, os assessores de cada DDZ organizarão um momento de estudo com as escolas, onde repassarão as orientações recebidas aos professores. “Nós iremos reunir com os gestores e pedagogos das escolas para repassar as informações e orientações recebidas e realizar nas escolas Jornadas Pedagógicas e, assim, todos trabalhem da mesma forma”, destacou a Gerente Pedagógica da DDZ Centro-Sul, Eliana Almeida.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054