Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 19 de janeiro de 2021
04/04/19 | 8:52
Assessores e técnicos da rede municipal de ensino receberão orientações sobre estratégias pedagógicas

Até o final do ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pretende fazer formações, momentos de reflexão e construção de estratégias com  educadores  envolvidos no Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas   (APPI). O projeto piloto visa  criar estratégias pedagógicas para engajar a  família no processo educacional de alunos da rede municipal de ensino e começou a ser executado em fevereiro deste ano.

A segunda fase do APPI foi realizada nesta quarta-feira, 3/4,  com uma formação direcionada aos assessores pedagógicos da educação infantil das Divisões Distritais Zonais (DDZs), formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), e técnicos ligados a Divisão de Educação Infantil  e a Gerência de Creches da Semed.

O Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (APPI)  é uma iniciativa do Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, no Rio de Janeiro, e da Fundação Lemann.

O projeto faz parte de programa piloto que pretende envolver nove unidades de ensino,  voltado à primeira infância, por meio do projeto “Comunidade de Aprendizagem: Formando educadores da infância e famílias na perspectiva da educação integral”. A ideia é atingir sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) e duas escolas mistas, que atendem Educação Infantil e Ensino Fundamental ao mesmo tempo.

Segundo a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, durante a formação, os educadores envolvidos no projeto vão participar de oficinas que vão aguçar a aprendizagem criativa e  reflexão dos mesmos e, principalmente,  ajudar na construção de  estratégias para integrar a família e  escola.

 “Nessa fase de implementação, a ideia é fazer  momentos para  aprendermos um pouco sobre a primeira infância e como de fato  dar sustentabilidade a esse projeto,  que é o  APPI que consiste na implantação de políticas públicas voltadas à primeira infância”, explicou.

O chefe da educação infantil da Semed e integrante da governança do APPI, Alexandre Romano, destacou que o projeto é muito importante para o trabalho já realizado por assessores e escolas, no que se refere à mobilização que com os pais.

“Esse projeto vem  somar com nossas ações, com o tema do ano letivo de 2019 que trabalha com essa questão da participação e engajamento da família na escola. Enfim, vejo como ação positiva, porque essa integração entre família e escola ajuda a  proporcionar o desenvolvimento  integral das nossas  crianças”, ressaltou.

As formações continuam até fim do ano. Quando acabar o momento de formação com assessores e técnicos, será a vez dos professores das escolas beneficiadas com o projeto piloto.

Texto: Emerson Santos / Semed
Foto: Divulgação / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054