17/11/14 | 17:57
Assessores de Gestão participam de encontro para orientações e planejamento de propostas para a Educação Infantil

Assessores da metodologia da Gestão Integrada da Escola Avançada (Gide-Avançada) da zona rural participaram nesta segunda-feira, 17, do encontro com consultores do Instituto Aquila e da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro, que aconteceu na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), tem como objetivo alinhar o discurso da execução do trabalho da Educação Infantil nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

De acordo com a consultora do Instituto Aquila, Amanda Godói, o encontro com os assessores acontece quinzenalmente e serve para repassar as orientações para a implementação da Gide nas escolas municipais.

“Os assessores são os multiplicadores nas escolas, nós nos reunimos quinzenalmente para passar orientações dos próximos passos para a implementação da Gide, que está sendo implantada em todas as escolas. São passadas as diretrizes e eles vão para a ponta aplicar, eles ajudam a implementar a metodologia nas escolas. Nós também estamos casando com os departamentos da Semed. Esta semana é com a Divisão de Educação Infantil e eles passam suas recomendações”, explicou.

A chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed, Izania de Souza, destacou a importância dos assessores conseguirem diferenciar o atendimento entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.

“O objetivo geral do encontro é alinhar o nosso discurso em relação ao trabalho da Educação Infantil, ou seja, a forma como estamos trabalhando a educação nos nossos Cmeis, análise de currículo, planejamento, fichas de avaliação, materiais que serão inseridos nos sistemas em 2015. Deve-se enfatizar que o processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil é diferente do Ensino Fundamental. Temos que deixar um discurso bem alinhado por causa disso, as avaliações são outras, até mesmo pela faixa etária”, informou.

Cláudia Regina Rodrigues, assessora da DEI-Fase Creche, classificou como primordial o encontro com os assessores da Gide.

“Todo desenvolvimento voltado para as crianças dessa fase nós vimos como primordial, pois por meio de resultados de pesquisas nós sabemos que podemos avaliar o desenvolvimento de crianças de 1 a 3 anos. O encontro é para que os assessores possam se apropriar de todo o entendimento do desenvolvimento infantil, pois eles precisam para avaliar com segurança, é uma avaliação que precisa ser pautada no desenvolvimento. Os assessores avaliando com segurança sabemos que teremos um resultado melhor do índice de desenvolvimento dos nossos alunos”, relatou.

O encontro com os assessores da Gide continua nesta terça-feira, 18, com assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZ) Sul, Centro-sul e Norte, e na quarta-feira, 19, com as DDZs Leste 1, Leste 2 e Oeste.

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188