26/02/19 | 14:20
Assessoras pedagógicas da Semed participam do Programa Idiomas Sem Fronteiras

Assessoras pedagógicas da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram nesta terça-feira, 26/2, da primeira aula do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), no laboratório de línguas Da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Ufam com curso online de língua inglesa, além dos cursos presenciais em japonês, francês, espanhol e inglês.

Na ocasião, as educadoras conheceram a plataforma do programa, fizeram o primeiro acesso e o teste de proficiência para saber o nível de conhecimento da língua inglesa online, que vai do intermediário ao elevado. Já o presencial pode durar de um a quatro meses, com o mínimo de 16 e máximo de 48 horas.

De acordo com a coordenadora do Programa English For Kids da Semed e assessora pedagógica da DEF, Kátia Florêncio Nogueira, a parceria com a Ufam iniciou ano passado com a presença de professores do programa e esse ano se estende às assessoras da divisão.

“É mais uma oportunidade de se capacitarem, se aprimorarem e conhecerem uma língua estrangeira. É um momento oportuno  e importante para nós assessores também da divisão de adquirir novos conhecimentos de outros idiomas”, comentou.

A professora de português para estrangeiros e que atua como apoio administrativo do Programa Idiomas Sem Fronteiras, Valéria Moisin de Araújo, destacou o atendimento para docentes, discentes e técnicos administrativos do programa do MEC. Para ela, é importante a parceria com a Semed na formação para os educadores da rede municipal.

“Além de se capacitarem onde eles atuam, no caso a maioria são professores de língua inglesa e agora assessoras, também podem participar de outras ações que o programa oferece como o curso online e de outros idiomas como japonês, francês e espanhol que fazem parte da nossa realidade”, citou.

Para assessora pedagógica da DEF, que participou do Programa Ampliando Horizontes da Semed e atualmente estuda espanhol, Claudia Barroso Belém, o curso é uma extensão da qualificação que participou, além de ser uma chance de conhecimento de outros idiomas.

“O curso para mim é importante porque vem somar ao que fiz da Semed no sentido de estudos, porque estou fazendo mestrado, o que vai subsidiar meu trabalho do lado profissional e pessoal. Toda pessoa deveria conhecer outros idiomas, porque isso é importante na vida de qualquer cidadão”, disse.

Programa Idioma Sem Fronteiras
Foi criado em 2012 pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal. O objetivo do programa é promover ações em prol de uma política linguística para a internacionalização do Ensino Superior Brasileiro, valorizando a formação de professores de línguas estrangeiras.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054