18/09/18 | 13:10
Artistas locais são homenageados durante ação do Projeto Literantil

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dilsen Alves, realizou na tarde desta sexta-feira, 14/09, atividade cultural que faz parte do projeto Literantil, executado com mais de 180 crianças atendidas pela a unidade de ensino. O evento foi realizado na Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar, localizada no Bairro Coroado, zona Leste.

O projeto, que tem quase 10 anos de execução, trabalha a cultura amazonense por meios de canções e composições de artistas de renome no cenário musical local e é sempre trabalhado  durante o 2º trimestre de cada  ano letivo, segundo a gestora da unidade, Adria Marinho.

“O projeto surgiu em 2009, quando foi solicitado pela Semed que as escolas criassem uma ação de incentivo à leitura e escrita. Desde então, homenageamos autores, escritores e artistas de renome nacional e regional valorizando a cultura amazônica e nacional”, explicou.

Em 2018, o projeto trabalhou,  de forma pedagógica, as letras dos artistas e compositores Nicolas Junior e Chico da Silva.

Homenagem

A atividade desta sexta-feira, 14/9, contou com a presença de pais, responsáveis, convidados e os cantores homenageados. Para a dona de casa Rita de Cássia Souza, a atividade estimula as crianças a aprenderem sobre a cultura amazonense de uma forma lúdica, unindo o conhecimento e o entretenimento.

“Achei bem legal o evento, porque percebi que os alunos aprenderam sobre a nossa cultura brincando”, disse.

Todos os alunos foram  envolvidos no evento. Em uma das apresentações o aluno do 1º período, João Victor Souza, 4,  participou do grupo de crianças que dançou a música “Pandeiro é meu nome”, do compositor Chico da Silva. Segundo  o estudante   a aula diferenciada  foi bem  divertida e proveitosa. “Dancei, brinquei e me diverti muito. Eu adorei”, frisou o aluno.

Durante o evento, os alunos apresentaram, através de jogral e coreografias, a beleza da cultura amazonense, com base nas composições das canções dos artistas homenageados.

Além disso, teve a exposição de painéis, contendo trabalhos elaborados pelos próprios alunos durante os últimos meses, com a supervisão dos professores.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Divulgação/ Cmei

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054