13/05/16 | 17:15
Arthur visita Cidade do Livro Itinerante e ressalta a importância do incentivo à leitura

Cidade dos Livros - Fotos Rodemarques Abreu (2)O prefeito Arthur Virgílio Neto visitou, na tarde desta sexta-feira, 13, o projeto “Cidade do Livro Itinerante”, realizado pela primeira vez em Manaus e instalado desde a última segunda-feira, 09, na Escola Municipal Francisca Mendes, na zona Leste. Acompanhado da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, e de demais secretários municipais, ele elogiou a inciativa da empresa International Papers, responsável pelo projeto, e destacou a importância de ações como essas para o incentivo à leitura.

“Acho de grande importância incutir o amor e o interesse à leitura, fazer com que os alunos criem o hábito de frequentar bibliotecas. Afinal, ler é algo extremamente importante para a formação do ser humano e para que ele consiga compreender o mundo à sua volta. Parabenizo a secretária Kátia, a professora Euzeni e toda a equipe pedagógica da Semed, além de agradecer a International Papers pela iniciativa”, destacou.

Cidade dos Livros - Fotos Rodemarques Abreu (9)Com o intuito de incentivar o hábito da leitura nas crianças brasileiras, a International Paper, empresa líder na fabricação de embalagens de papel, criou o projeto “Cidade do Livro Itinerante” para crianças de 6 a 10 anos, que já foi realizado em várias cidades brasileiras. Em Manaus, foi firmada a parceria para levar a propostas aos alunos da rede pública municipal de ensino.

Os alunos que visitam a Cidade do Livro participam de atividades de leitura, contação de história e desenho, em meio a um ambiente lúdico, acompanhados por profissionais que incentivam a interação das crianças com o universo dos livros. A estimativa é de que a parceria com a Semed leve mais de sete mil alunos de 80 unidades de ensino para visitar o local até o próximo dia 20, data que encerra a ação.

A secretária Kátia Schweickardt destacou a importância de parcerias com empresas privadas que possibilitam o oferecimento de uma educação pública municipal de qualidade. Ela também ressaltou que o projeto “Cidade do Livro Itinerante” é mais uma medida para auxiliar a secretaria a cumprir metas estabelecidas em seu plano de educação.

Cidade dos Livros - Fotos Rodemarques Abreu (5)“Queremos compartilhar com a sociedade a responsabilidade de fazer uma educação de qualidade. O governo tem um limite e a sociedade civil precisa fazer a sua parte e as empresas têm atendido esse chamado. E isso vem ao encontro da nossa principal meta esse ano, que é alfabetizar todas as nossas crianças”.

O gerente geral da International Papers no Amazonas, Carlos Eduardo Froes, avaliou como bem-sucedida a experiência do projeto em Manaus e acredita que o número de crianças que passarão pelo evento deve superar as expectativas.

“O projeto já existe há sete anos e o que buscamos é inserir as crianças nessa cultura da leitura. Aqui em Manaus, a experiência tem sido fantástica e a aceitação gigantesca. Estamos extremamente satisfeitos”, salientou.

Atividade 

A Cidade do Livro é um espaço cenográfico temático de 250 metros quadrados, onde as crianças podem se deliciar com um acervo de mais de 200 livros infantis. Os alunos da Escola Municipal Francisca Mendes foram os primeiros a visitar o local. Lá, conheceram o prefeito da Cidade do Livro, sua secretária e a mascote do município, a Tracinha, que adora comer livros.

 

Texto: Martha Bernardo

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054