07/08/19 | 11:34
Aproximadamente 2,5 alunos devem participar da 7ª edição das Municipíadas do Noturno da Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) realizou na noite desta terça-feira, 6/8, a abertura da 7ª edição das Municipíadas do Noturno. A cerimônia ocorreu no Parque Municipal do Idoso (PMI), zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a presença de parlamentares, representantes das escolas, além de educadores da rede, familiares e convidados. Em 2019, a disputa será realizada de 12 de agosto a 22 de setembro, e deve envolver aproximadamente 2,5 mil alunos de unidades de ensino do noturno.  O tema é o mesmo do ano letivo municipal, ‘Escola e família: todos responsáveis uns pelos outros’.

A cerimônia contou ainda com a presença de representantes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), da gerente da Educação de Jovens e Adultos (Geja), Alina Bindá, da diretora Geral dos Distritos, Arlete Mendonça, o subsecretário de Infraestrutura e Logística, Darcelo Cavalcante  e    a  Subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, que na oportunidade repesentou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

O objetivo das Municipíadas do Noturno é promover a socialização e inclusão social, bem como combater o abandono escolar do noturno, por meio da vivência dos esportes e habilidades físicas sociais, valores, conhecimentos, competições saudáveis no ambiente escolar   e a cidadania.

A subsecretária de gestão Educacional, Euzeni Araújo, destacou que a ação faz parte de uma estratégia pedagógica para evitar a evasão escolar no turno noturno.

“A Municipíadas do Noturno é uma ação que procura incentivar a participação dos alunos do noturno. Se trata de ação que propicia o encontro de alunos de diferentes unidades de ensino, o lazer e confraternização entre as escolas. E isso motiva cada vez mais esse aluno a participar, a frequentar a escola, além de favorecer o combate ao abandono e a melhorar com certeza o rendimento escolar, porque o aluno se sente mais motivado a estudar”, destacou.

Abertura
A solenidade começou com a entrada de porta-bandeiras por DDZ. Em seguida, o desfile do fogo olímpico e o juramento. O grupo carimbó da 3ª idade da Instituição Associação dos Idosos Unidos do Lírio também participou da cerimônia, que contou ainda com o desfile dos pilotões as unidades de ensino do noturno.

Participantes
O evento envolverá alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Projovem Urbano e demais alunos do noturno de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed, em jogos individuais e coletivos.  De acordo com o coordenador da atividade desportiva, Ronne Melo, a ação vai acontecer em duas fases.  A primeira será por DDZ, com seletivas em locais definidos por cada divisão, em seguida será a fase final com vencedores das seletivas.

“A primeira fase envolverá as seletivas, que serão realizadas de 12 a 25 de agosto nas DDZs, onde serão indicados representantes para fase final, que acontece de 11 a 22 de setembro”, explicou o coordenador.

Segundo a estudante Carla Gomes, 35, do 9º ano da Municipal  José Nestor Soeiro o momento será interessante para cultivar novas amizades e potencializar uma habilidade no esporte.
“Acho que vai ser uma ótima oportunidade para conhecer outras pessoas, adquirir novas amizades, e quem sabe até estimular um talento. Espero que comece logo os jogos”, disse Carla

Na visão do aluno Eudazio de Souza, 52, estudante da 5ª fase da EJA, da Escola Aristhofanes Bezerra de Castro, as Municipíadas além de estimular o esporte no ambiente escolar, ajuda a promover a cidadania.

“É a primeira vez que vou participar das Municipíadas.  Estou ansioso com um adolescente para participar dos jogos, para as ver as pessoas interagindo, participando de uma atividade que acredito que ajuda  a promover  a cidadania , e  isso passa amor, um gesto de carinho para nós alunos do noturno. Por isso, vejo as Municipíadas como um  projeto muito plausível,  é importante para nós alunos do  noturno”, ressaltou.

As modalidades coletivas disputadas em 2019 serão:  futsal, vôlei e queimada. Já as individuais são tênis de mesa, bola ao cesto, dama, dominó e pênalti.

Texto: Emerson Santos/ Semed

Fotos: Emerson Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054