06/08/14 | 12:06
Apresentação musical marca encerramento da Semana da Alimentação Saudável na Creche Municipal Eliana Freitas

O grupo escolar da Creche Municipal Professora Eliana de Freitas encerrou, na manhã desta segunda-feira, 4,  a participação na Semana do Aleitamento Materno e Alimentação Saudável com a apresentação do musical ‘Taças Divinas Nutrindo com Amor’. Durante o espetáculo, as crianças mostraram por meio da dança e da música o que aprenderam sobre a importância da boa alimentação.

O tema alimentação saudável está sendo trabalhado na creche desde o início do ano. Com a ajuda da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as cozinheiras puderam preparar comidas balanceadas, com frutas, verduras e legumes no cardápio das crianças. Tudo para que elas pudessem aprender na prática.

Gabriely Aguiar, 4 anos, explicou o que aprendeu sobre alimentação saudável. “Eu tenho que comer tudinho para poder crescer. Tenho que comer devagar e fruta. Laranja, melancia e comida”.

A diretora da creche, Jane Selma, conta que muitos pais a procuraram para contar que em casa os filhos pedem para comer frutas, salada e não querem  mais bolacha,

chiclete, sanduíche. Segundo ela, os pais também participaram das atividades sobre o tema na escola.

“Nós trabalhamos com a comunidade através de palestras sobre o que é verdade e mentira sobre aleitamento materno. Nossa maior dificuldade foi desenvolver uma atividade para as nossas crianças de 1 a 3 anos. As professoras pesquisaram historinhas e abordaram dentro de sala. Em seguida, trabalhamos a alimentação saudável. Fizemos uma campanha para as crianças não trazerem bombons e oferecemos salada de frutas, verduras e legumes”, explicou.

Ganho pedagógico

A gerente de Creches da Semed, Wissilene Brandão, observou que a apresentação musical levou as crianças a um ganho duplo: o aprendizado sobre de que forma fazer uma correta alimentação e também o desenvolvimento motor, por meio da dança e do canto.

“Na questão pedagógica, o universo alimentar da criança é fundamental. Então, se a criança aprende a se alimentar corretamente não somente na creche, mas especialmente no universo familiar, ela oportuniza aos irmãos e à família novos conceitos, pois hábitos saudáveis não são difíceis de adquirir quando já se constrói uma dieta desde pequeno”, destacou.

Na Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, na Comunidade Fazendinha, Cidade Nova, zona Norte, os alunos realizaram apresentações sobre a importância do consumo de frutas, na última segunda-feira, 4. Mesmo com a pouca idade, as crianças são ensinadas a ter uma alimentação mais saudável. As crianças aprendem a gostar de fruta durante as refeições servidas na creche.

 

 

 

 

TEXTO: THIAGO BOTELHO

FOTOS: LTON SANTOS

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação 

(92) 3632-2054