08/02/17 | 9:46
Apresentação dos resultados da Avaliação de Desempenho do Estudante de 2016

Apresentação resultados ADE.Auditório Semed. Fotos Cleomir Santos (1)Os resultados das três Avaliações de Desempenho do Estudante (ADE) de 2016 dos alunos da rede municipal de ensino do 3º, 4º, 6º e 8º ano do Ensino Fundamental, do projeto Itinerante (6º e 8º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 3º e 4º seguimento foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 8, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Na oportunidade, os chefes de todos os setores da Secretaria participaram do encontro. A composição da ADE do ano passado teve um total de 211.410 provas aplicadas nas unidades de ensino do município de Manaus. A ADE é uma avaliação que permite, a partir da aplicação e análise de seus resultados, acompanhar o desempenho dos estudantes por meio das habilidades em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Geografia e História.

Os estudantes do 4º ano alcançaram os melhores índices, com 7,72% de crescimento, em relação ao resultado do ano passado. Já os estudantes do 8º ano, tiveram um crescimento de 5,19%, seguido do 6º ano com 2,97% e as crianças do 3º ano evoluíram 1,45% no percentual.

Apresentação resultados ADE.Auditório Semed. Fotos Cleomir Santos (5)De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, o resultado da ADE auxilia no desenvolvimento de ações para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, bem como, é a chance de fazer um apanhado geral das avaliações administradas durante o ano letivo de 2016.

“É importante que possamos visualizar quais os descritores em que nós tivemos mais situações de problemas, mas que nós possamos nesse ano de 2017 trabalharmos os descritores críticos, e que posamos também verificar quais foram os maiores gargalos na aplicação da Ade”, disse.

Segundo a chefe da Divisão de Avaliação de Monitoramento (DAM) da Semed, a secretaria é responsável por analisar os resultados de desempenho, acompanhar os processos de melhoria e o planejamento de ações futuras, de acordo com as ações desenvolvidas no Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional de Manaus (Sadeam). Para educadora, a avaliação veio para ajudar e contribuir no trabalho pedagógico.

Apresentação resultados ADE.Auditório Semed. Fotos Cleomir Santos (4)“A partir dos resultados, os diretores, pedagogos e assessores poderão refletir, fazer uma análise pedagógica em cima dos dados, além de traçar metas e ações para corrigir o que precisa ser melhorado dentro do processo ensino e aprendizagem”, citou

Programação

A Semed planeja entre outras ações para o ano letivo de 2017 da ADE, a formação aos professores sobre os instrumentos, como habilidades e competências em leitura e resoluções de problemas dos 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, realização do 1° Concurso de Desenhos para compor as capas dos cadernos de avaliação da ADE deste ano, orientações aos assessores, diretores e pedagogos quanto as aplicações da ADE; Provinha Brasil; Prova Brasil e Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), entre outras atividades.

No calendário de provas da ADE deste ano, a primeira avaliação será no dia 24 de abril, a segunda no dia 20 de julho e a última no dia 5 de outubro. Neste ano, participarão alunos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, projeto Itinerante (7º e 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 3ª e 4ª fase.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054