23/03/11 | 16:30
Semed implanta sistema inovador em três escolas

Três escolas da rede municipal de ensino serão beneficiadas com a implantação inovadora na cidade do Sistema de Ensino Aprende Brasil. O programa é uma iniciativa da Editora Positivo, uma empresa do Grupo Positivo, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Sistema de Ensino Aprende Brasil existe há mais de 40 anos e tem como objetivo aprimorar ainda mais a educação municipal e contribuir na capacitação dos profissionais que atuam desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. O sistema é usado em mais de 160 municípios, fazendo a diferença na vida de 285 mil alunos de mais de 1.900 escolas públicas em todo o país.

Em Manaus, serão beneficiados estudantes do CMEI Umberto Calderaro Filho e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Coronel Jorge Teixeira e João Alfredo. Cada um dos 2.280 alunos das três escolas receberá dois livros didáticos por semestre.

Através da parceria, as escolas municipais passarão a contar com orientações sobre a solução educacional, o material didático integrado e o Portal Aprende Brasil (www.portalaprendebrasil.com.br), espaço onde a Secretaria e as escolas integram a internet aos ambientes de aprendizagem e recebem esclarecimentos sobre o processo de planejamento escolar.

Outra novidade do Aprende Brasil será a o Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil (SIMEB), que permite ao município sistematizar, organizar e acompanhar os resultados educacionais alcançados na região. Além disso, os professores terão ainda à disposição assessoria pedagógica e acompanhamento permanente, seja via e-mail, fax e telefone, para que tenham melhores condições de trabalhar e explorar todas as possibilidades do projeto.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, o material da Positivo é um investimento a mais da Prefeitura para ajudar na qualidade de ensino do município. “Esse material didático que será utilizado pelos nossos alunos é o mesmo usado em escolas particulares. É um material de muita qualidade e que atenderá nossos educadores em sala de aula com mais um instrumento de ensino na rede”, concluiu.

Feliz e confiante na parceria firmada com a Editora Positivo, a diretora do CMEI Umberto Calderaro, Marcela Cristina, acredita que todos vão ganhar com uma nova ferramenta em prol do ensino e da aprendizagem. “Nós estamos muito contentes e agradecemos pela oportunidade única de brindarmos nossos alunos com esse sistema inovador de aprendizagem”, afirmou.

A Coordenadora Regional da Editora Positivo no Amazonas, Hilda Heller, enalteceu a parceria com a Prefeitura e a oportunidade da rede de ensino ajudar alunos e professores no aprendizado em sala de aula. “Não se trata apenas da venda de um livro didático, mas do acompanhamento pedagógico e de um sistema de monitoramento de um portal educacional. Esse é um ganho enorme para o município e para todos envolvidos na comunidade escolar. No final do ano, vamos poder fazer uma análise de como anda o processo da educação e onde se deve investir mais, além de outros fatores para realizar um bom trabalho”, ressaltou. “É importante destacar que o Aprende Brasil não vai excluir o projeto político pedagógico das escolas, e sim complementá-los por meio de assessoria pedagógica e cursos de formação para os professores”, completou.