13/01/15 | 10:46
Ano letivo começa para 29 escolas localizadas no Rio Negro

O ano letivo de 2015 começou nesta segunda-feira, 12, para alunos de 29 escolas localizadas no Rio Negro, pertencentes à Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Ribeirinha e Rodoviária da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O início das aulas antecipadas em relação às escolas da capital deve-se a cheia e a vazante dos rios, o que exige um calendário diferenciado para estas instituições de ensino.

A assessora de infraestrutura da DDZ 7, Socorro Matias, explicou que o calendário diferenciado não interfere na aprendizagem dos alunos. “O Rio Negro tem esse diferencial por conta do aspecto da natureza, com a cheia e a vazante nós temos que antecipar o calendário escolar. Assim, eles começam antes, mas também encerram antes, sem prejuízos. Esse ano, para todas as 87 escolas da Divisão Rural, nós temos como principal objetivo melhorar o aprendizado dos alunos, com a melhora na meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”.

Reunidos para o primeiro dia de aula na Escola Municipal São José 1, localizada na comunidade Nossa Senhora do Livramento, os alunos se mostraram empolgados para conquistar novos conhecimentos, como destacou a aluna Raquel Cavalcante, do 8º ano.

“Espero muita experiência, aprender mais, desenvolver mais com os professores e conhecer novas matérias. Os professores ensinam bem”, destacou.

Para a gestora Maria do Céu, o desafio de trabalhar em escolas da zona rural e ribeirinha torna o trabalho mais gratificante.

“Hoje estamos começando o ano com 144 alunos, alguns novatos, outros dando continuidade. Nosso dia a dia é uma caixinha de surpresas, mas é muito bom. Vamos continuar trabalhando com programas federais, como o Mais Educação, o Mais Cultura e o Atleta na Escola. Temos uma ótima equipe de trabalho e esperamos coisas boas neste ano”, informou.

As aulas das escolas localizadas no Rio Amazonas e na área rodoviária acompanham o calendário das escolas da área urbana de Manaus.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/98842-1188