23/10/18 | 11:00
Alunos recebem orientações sobre prevenção de parasitoses intestinais

Até a próxima sexta-feira, 22/10, unidades de ensino das zonas Sul e Centro Sul de Manaus vão realizar diversas atividades pedagógicas, focadas na prevenção de parasitoses e boas práticas de higiene, envolvendo aproximadamente dois mil alunos da rede municipal de Educação. A ação parte do projeto Parasitoses Intestinais, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS).

O projeto é executado desde 2017 e tem por objetivo implantar o controle de doenças tropicais, prevalentes em Manaus, em particular os helmintos intestinais,  incentivando bons hábitos que contribuam para prevenção das infecções.

A gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Dircélia Ortiz, destacou que a iniciativa é bem vinda para a secretaria, porque fortalece o trabalho de prevenção e contágio de doenças no ambiente escolar, que a rede municipal de ensino já vem realizando.

“Esse projeto, sem sombra dúvida, soma com as ações de educação e saúde, com o trabalho dos agentes escolares, com as equipes de estratégia e saúde da família, que estão nas nossas unidades, assim com o trabalho dos professores em sala de aula”.

A professora Waldenice Barreto, coordenadora de Ações Complementares e Programas Especiais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, falou sobre essa etapa do projeto. “Para essa fase foram selecionadas sete escolas, que vão fazer uma amostragem do que foi feito ao longo do projeto”, explicou.

A coordenadora do projeto na FVS, Márcia Mendonça, frisou que a parceria entre Semed e FVS está dando certo, uma vez que os alunos entenderam o objetivo do projeto, sendo notado um grande engajamento de toda comunidade escolar das unidades envolvidas.

“Desde 2017 tivemos retorno muito grande com a Semed e só temos agradecer a colaboração dos gestores, alunos, das famílias, dos professores por isso”, disse.

Durante atividade, que contou com a participação de cerca de 80 alunos da Educação Infantil e do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Adelaide Tavares de Macedo, aconteceram apresentações culturais e brincadeiras. Érica Mendonça, 11 anos, aluna do 5º ano, foi uma das participantes e, segundo ela, foi bastante proveitoso participar da atividade.

“Hábitos simples de higiene, como lavar os alimentos antes de comê-los, lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro, beber somente água filtrada, são importantes para evitar doenças transmitidas por vermes que podem causar muito mal a saúde”.

Cronograma

As atividades acontecem no dia 23/10 às 14h no Centro Municipal Gustavo Capanema; às 9h do dia 25/10 na Escola Municipal Mauro Fancello; às 15h do dia 26/10 na Creche Municipal Luzenir Lopes; às 9h do dia 30/10 na Escola Municipal Sagrado Coração e no mesmo dia às 14h, na Escola Municipal Villa Lobos.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Patryck Vieira

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054