11/05/16 | 15:57
Alunos do Cmei Dulcinéia Tinoco recebem noções de higiene e saúde no projeto ‘Visa Manaus Presente’

11-05-16-Alunos recebem noções de Higiene e Saúde-foto José Nildo (1)Alunos do 1º e 2º períodos da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dulcinéia Tinoco, localizado no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste, receberam, nesta quarta-feira, 11, novas informações sobre higiene e saúde, durante palestra realizada pelos fiscais da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A atividade marca a integração dos projetos “Visa Manaus Presente”, desenvolvido pela Semsa, e “Somos todos educadores”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O público formado por crianças de 4 e 5 anos, acompanhado pelos educadores do município, exigiu esforço redobrado das palestrantes Hellen Souza, Josimara Moura, Cláudia Bezerra e Benedito Ribeiro, todos fiscais de Saúde da Visa Manaus. Um vídeo foi projetado no salão principal do CMEI, com informações pedagógicas sobre os cuidados que as crianças devem ter com a manipulação dos alimentos e a higiene necessária para uma vida saudável. Além disso, foram distribuídos aos alunos, materiais educativos de pintura, para reforço do conteúdo das informações repassadas durante a palestra.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, oferecer noções de saúde e higiene aos estudantes faz parte do conjunto de estratégias desenvolvido pela Secretaria para levar à população o conhecimento básico necessário a boas práticas diárias. “Pequenos hábitos, como lavar as mãos antes das refeições e dar preferência a alimentos saudáveis, com baixo teor de gorduras e açúcares, são capazes de evitar problemas de saúde e o comprometimento da qualidade de vida. E quanto mais cedo as crianças aprendem, mais resultados positivos nós teremos”.

“Essas atividades são importantes. Eles aprendem muito”, disse a educadora Maria Rosinda, ao se referir a atividade extraclasse. A educadora Marília Marques reforça a importância da realização de projetos como esse para o aprendizado de crianças e adolescentes. “Todas as quartas-feiras, na Hora Cívica, aproveitamos para falar de temas mais abrangentes e de interesse da comunidade e, com certeza, higiene e saúde são assuntos de grande relevância para o desenvolvimento do público jovem”, disse Marques.

De acordo com Rubens Felipe, um dos coordenadores do Projeto de Expansão e Melhoria da Educação na Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), a parceria com a Semsa reforça a missão da Prefeitura de Manaus, que é de promover o encontro entre educação e saúde.

 

Texto: Wilson Reis / Semsa

Fotos: José Nildo  / Semsa

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054