11/11/14 | 17:00
Alunos reaproveitam materiais para produzir enfeites natalinos

A Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, localizada no conjunto Manôa, zona Norte, está enfeitada para o Natal. Porém, não são apenas enfeites simples. A ornamentação da escola foi confeccionada com professores e alunos que utilizaram material reaproveitado para montar enfeites natalinos.

Os alunos, que já trabalham a educação ambiental durante todo o ano letivo, recolheram material em casa, nas ruas e na própria escola, para reaproveitar e utilizar como parte dos enfeites. De acordo com o professor Willys Siqueira, que foi um dos coordenadores desta ação, os alunos se interessaram durante o processo e davam ideias do que fazer com os materiais que eles recolhiam.

“Nós utilizamos papelão, caixa de sapatos, cano, banners que não seriam mais usados, entre outros materiais que seriam descartados. Com isso nós nos juntamos com os alunos e fomos pensando o que poderia ser feito. Com o cano nós fizemos as velas, com o papelão nós fizemos o presépio e com as caixas de sapatos fizemos os presentes. Na árvore de Natal, assim como outros enfeites da entrada da escola, foi usado tecido TNT. Tentamos reaproveitar o máximo de material e incentivar esse trabalho da Educação Ambiental que já é trabalhado por todos da escola”, relatou.

O aluno Pedro Victor Rodrigues de Souza, 16, 9º ano, foi um dos alunos que participou da confecção dos enfeites e contou que esta é uma forma de evitar desperdício de material e até economizar na hora de enfeitar a própria casa.

“Os professores nos incentivaram muito, nós trouxemos os materiais, achamos até aqui na escola coisas que poderiam ser reaproveitadas e começamos a fazer. Demos várias ideias no que poderia ser feito e ficou bem legal. Aprendi que devemos evitar o desperdício, que nem tudo é para jogar fora. É até uma boa ideia para fazer em casa e ainda ajuda a economizar”, comentou o aluno.

Para as pedagogas Shirley Gomes Mafra e Arlene Romero, enfeitar a escola para o Natal com material reaproveitado foi uma forma de fechar com sucesso o trabalho de Educação Ambiental feito com os alunos durante o ano.

“Esta foi a primeira vez que usamos este tipo de enfeite para o Natal, nos outros anos não usamos muito este tipo de material reaproveitado. É uma ótima ideia para incentivar o aluno a se interessar mais por este assunto e coroar o trabalho de educação ambiental que já é feito por toda a escola, um exemplo é nosso lixo, que já é feito em coleta seletiva”, explicou Shirley.

“Acredito que esta ideia possa incentivar outras escolas da rede municipal que também trabalham com material reaproveitado. O resultado é muito bom”, completou Arlene.

Os enfeites com o material reaproveitado foram colocados no hall da escola. Ainda segundo os professores, os pisca-piscas também foram doações de pais de aluno, fazendo com que a ornamentação saísse com custo quase zero para a escola.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

 FOTOS: Rodemarques Abreu