29/09/17 | 13:22
Alunos participam de II Workshop da Educação Infantil da DDZ Norte

Crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, de 22 Centros Municipais da Educação Infantil (Cmeis) da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram do II Workshop da Educação Infantil da DDZ Norte, nesta sexta-feira, 29/9. O evento foi realizado na quadra da Escola Municipal Carmem Guimarães Hagge, no bairro Terra Nova II.

Com tema “Experiências para o desenvolvimento psicomotor e interação com as diferentes linguagens”, a programação envolveu um total de 65 crianças das unidades de ensino da DDZ Norte, além de professoras, pedagogos e assessores da divisão distrital e da Semed.

O objetivo é apresentar ações pedagógicas realizadas nos Cmeis para a potencialização da leitura e o desenvolvimento psicomotor. Foram expostos vários projeto desenvolvidos com as crianças em sala de aula com temas como Lendas da Amazônia, O Boto, Labirinto com Bola, Circuito da Motricidade, O mágico de OZ, Construindo, Brincando e Aprendendo Matemática, Os gêneros Textuais, entre outros.

A chefe da DDZ Norte, Arlete Mendonça, destacou que, com as atividades, crianças conseguiram assimilar as temáticas desenvolvidas pela equipe pedagógica das escolas.

“Diariamente são feitas atividades nas salas de referencia com tema voltado para psicomotricidade na diferentes linguagens. Os educadores se empenharam em trabalhar esse tema em salas de aula com os alunos, de forma que eles entendessem exatamente o que estava sendo ensinado”, completou.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sofia Soeiro do Nascimento, no residencial Viver Melhor, bairro Lago Azul, apresentou o projeto “Construindo Saberes com Sitio do Pica Pau Amarelo”, que teve o envolvimento de 600 crianças do 1º e 2º período. A diretora Sandra Sampaio falou sobre a experiência e os resultados.

“Em um primeiro momento, as professoras foram buscar os conhecimentos prévios das crianças sobre o que sabiam do tema. A partir daí, trabalhamos importância da leitura, que abre um leque de possibilidade, além da participação familiar, importante nas interações e o desenvolvimento cognitivo delas”, disse.

Com a temática “Índice de Massa Corporal” (IMC), o Cmei Heliodoro Balbi, no bairro Santa Etelvina, apresentou o trabalho realizado com as 408 crianças da escola. Segundo a diretora Vânia Maria Rodrigues Lima, o IMC é uma temática obrigatória da educação infantil, onde o peso e a altura das crianças são medidos e acompanhados para saber se está de acordo com a idade dos alunos.

 

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054