25/07/16 | 15:36
Alunos participam de debate com autor de livro estudado em sala de aula

25-07-16-Enconto com o escritor Jaime Diakaia. EM. Solange Nascimento. Fotos-Cleomir (7)Aproximadamente 50 alunos do 5º ano da Escola Municipal Solange Nascimento, na BR 174, Km 25, zona Rural, tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com o escritor Jaime Diakara. O encontro busca promover o contato dos estudantes com autores das obras trabalhadas em sala de aula.

A unidade foi a primeira da rede municipal de ensino que recebeu a visita do programa “Mania de ler”. Uma das ações é o projeto ‘Encontro com escritor’, que incentivar a leitura por meio do debate com os autores das obras estudadas. Além disso, os alunos também fizeram apresentações baseada na obra trabalhada em sala de aula “Waímurã Ki’tiakã – Historinhas dos animais”.

“Nós sabemos que a leitura está em todo lugar. Tivemos essa oportunidade de ter um livro regional para que as crianças pudessem ler, até para conhecer a própria cultura regional. Os alunos falaram com o autor e tiveram a chance de conversar com a pessoa que escreveu o livro e entender melhor a história. Muitas das vezes a gente lê a obra e fica com algumas perguntas no ar”, destacou a pedagoga da escola, Francisca Alcione da Silva.

A gerente administrativa do ‘Mania de ler’, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jéssica Brandão, afirmou que a escola foi escolhida pela localização. “Dessa vez, decidimos abranger um pouco mais, então nós escolhemos essa escola por ficar na zona Rural, mas já atendemos outras da rede municipal dentro da cidade”, disse.

 

O escritor

De origem Des25-07-16-Enconto com o escritor Jaime Diakaia. EM. Solange Nascimento. Fotos-Cleomir (9)sana, o pedagogo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atualmente cursando mestrado no curso de Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o escritor Jaime Diakara, tem nove livros lançados, sendo três de literatura infantil, um livro de poesia em alemão e os demais com destaque para antropologia indígena.

Ele afirmou ter ficado satisfeito com o encontro na escola com os alunos. “É uma excelente iniciativa e oportunidade de motivar os alunos a ler mais, além de desenvolver a literatura infanto-juvenil indígena dentro da sala de aula”, observou o escritor que motivou os alunos ainda mais à leitura.

“Foi muito bom, porque aprendemos mais sobre ele, a cultura indígena, que também é um pouco nossa. Todos gostaram muito da presença dele na escola, pois também ficamos sabendo de outros trabalhos. Gosto muito de ler poesias, aliás, escrevo algumas poesias em minha casa”, disse a aluna do 5º ano matutino, Geovana Delmiro, 10, que fez a apresentação da biografia de Jaime Diakara.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054