17/10/14 | 16:35
Alunos participam de competições de vôlei de praia e queimada na 17ª Municipíadas

Dando sequência à fase final do calendário de jogos da 17ª Municipíadas (jogos das escolas municipais), que iniciou no último dia 11 de outubro, os alunos da rede municipal participaram das modalidades de vôlei de praia e queimada, nesta sexta-feira, 17. O torneio finaliza no próximo dia 23 de outubro.

Com a participação de 15 equipes, com um total de 30 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o vôlei de praia foi disputado com 26 jogos classificatórios, nas quadras de areia do Clube Municipal, bairro Flores, zona Centro-Sul. As disputas ocorreram nas categorias infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino.

Segundo o coordenador da modalidade, Harley Soares, é a primeira vez que o vôlei de praia é incluído nas Municipíadas. Ele afirma que a competição pode revelar bons atletas para o desporto do município, além do aprendizado que a própria modalidade oferece nas disputas do torneio.

“É a estreia do vôlei de praia nos jogos. Temos o intuito de ensinar, mas com o desenvolvimento das crianças alguns se destacam e vão competir em outros torneios. Todos eles têm esse caminho, que começa na escola, mas como atividade recreativa. O bom de tudo é que os alunos prezam a amizade, têm garra, vontade de vencer e respeito mútuo”, disse ao ressaltar que no final dos jogos foram premiados os três melhores por categoria com troféus e medalhas.

Treinando em uma quadra de areia próximo à Escola Municipal Ana Mota Braga, bairro São Sebastião, zona Leste, o aluno do 9º ano, Adenilson Rodrigues, 15, ficou feliz de defender sua escola no vôlei de praia.

“Para mim é muito gratificante porque é uma modalidade muito legal, onde comecei a praticar na própria escola. Gosto muito do vôlei de praia. O professor ensina algumas regras, mas também aprendemos outras coisas como disciplina e união com o grupo.”, revelou.

Queimada

Com cerca de 280 alunos e um total de 24 equipes, a fase classificatória da queimada foi disputada no feminino, nas categorias infantil e juvenil, na quadra da Escola Municipal Maria Madalena, bairro Vila da Prata, zona Oeste.

Terceira colocada no ano passado, a Escola Municipal Ulysses Guimarães, bairro Amazonino Mendes, zona Norte, participa da competição no infantil e juvenil, com 21 alunas. Para o professor de educação física, Fadoul de Souza, o torneio é uma chance dos alunos conhecerem outros colegas, além da participação de forma saudável e participativa.

“Nós estamos no terceiro ano participando das Municipíadas. Esse ano, nós tivemos bons resultados. A prova disso é que estamos na fase final. Nosso objetivo é ser campeão. Temos grande chance para isso porque montamos um time competitivo”, analisou.

Feliz pela sua participação nos jogos com suas colegas, a aluna do 7º ano, Brenda Tavares, 13, da Escola Municipal Francisca Pereira de Araújo, Parque das Nações, em Flores, zona Centro-Sul, afirmou que é um orgulho representar a escola na queimada.

“É um prazer jogar aqui com as meninas. Acredito que vamos ganhar, mas, de qualquer forma, vale também a interação de todas no torneio. Agradeço minha professora, porque não é toda vez que tenho essa oportunidade de participar desses jogos”, contou.

Na fase final da queimada se enfrentarão as quatro equipes melhores classificadas por categoria, na manhã deste domingo, 19. Os jogos acontecerão na quadra da Escola Municipal Maria Madalena.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054