15/06/18 | 15:40
Alunos medalhistas da Obemep recebem premiação

Alunos da rede pública municipal de educação, medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obemep) de 2017 receberam, na noite de quinta-feira, as medalhas e certificados. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Eulálio Chaves.  Na noite de quinta-feira, 14/6, aconteceu a premiação dos mesmos, no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

Matteo Freitas Reis, que concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Paulo Graça, conquistou a medalha de prata. Já Laura Emanuele Medeiros, que estuda na Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro, foi medalhista de bronze pelo segundo ano consecutivo.  O professor dasta escola Aristófanes Bezerra, Dilcelino Ferreira da Silva, também foi premiado.

A Escola Municipal Mário Palmério, localizada na zona Rural de Manaus, foi a unidade premiada nesta edição. A aluna Vitória Franco de Oliveira, da Escola Municipal Anastácia Assunção, que participa do Programa de Iniciação Científica da Ufam, representou as menções honrosas recebidas pela Semed.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) incentiva a participação de alunos e profissionais da educação em concursos e prêmios nacionais e internacionais, que permitem experiências únicas, aprendizado e destaque na qualidade do ensino oferecido pela rede pública municipal. Giselle Cavalcante de Souza, assessora de Matemática e coordenadora do Programa Matemática Viva, da Semed, destacou que a participação dos estudantes na Olimpíada é fundamental. “Trabalhamos com o objetivo de estimular o uso de metodologias de ensino que proporcionem resultados satisfatórios no rendimento bimestral dos estudantes e também para a participação na Obemep e outras competições”, afirmou.

Outras iniciativas

O Programa Matemática Viva está em vigor há 10 anos na secretaria e funciona com ações dentro das tendências matemáticas, tais como resoluções de problemas, jogos, dentre outros. Ao todo, 14 unidades de ensino de todas as zonas geográficas da cidade, envolvendo alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, participam do programa.

Entre as ações desenvolvidas dentro do programa estão os Clubes de Matemática, realizados desde 2016 e que como objetivo o estímulo à resolução de problemas de matemática em equipe, com metodologia de aprendizagem colaborativa.

Obemep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

Texto: Taianna Castro

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054