27/08/14 | 15:56
Alunos Escola Municipal Cleonice Fernandes debatem sobre desperdício da merenda escolar durante feira de ciências

Uma campanha contra o desperdício da merenda escolar, realizada pelos alunos da Escola Municipal Cleonice Fernandes, localizada na Rua Capim Santo, bairro Jorge Teixeira 2, zona Leste, foi destaque durante a 2º Feira de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente da unidade. Os alunos do 5º ano informaram sobre como ter uma alimentação saudável e conscientizaram os colegas a não desperdiçarem alimento.

 

A apresentação começa com uma dramatização de três alunos da turma, que explanam sobre os alimentos e interagiram com os expectadores. Em seguida, os estudantes fizeram uma palestra de conscientização baseada no projeto da escola.

 

“Nós queremos informar aos colegas a como ter uma alimentação saudável e mostrar o quanto desperdiçamos alimento. Vemos muitas frutas como abacaxis, bananas e laranjas no lixo, e isso nos entristece, pois são alimentos que só fazem bem a nós mesmos”, comentou a aluna Isabella dos Santos Castro, 10.

 

A professora da turma, Laura Patrícia, contou como o trabalho foi produzido. “O primeiro passo foi a observação na cantina, que partiu dos próprios alunos. Eles começaram a observar os alimentos que os colegas desperdiçavam e a partir daí surgiu a ideia de apresentar o projeto na feira de ciências”, contou.

 

Um dos palestrantes, Mikael Leite Silva, 11, comentou sobre o desperdício na escola. “Desperdiçamos muita merenda como verduras e legumes. São alimentos que servem para ficarmos fortes e saudáveis. Vemos alunos que simplesmente estragam a comida para fazer brincadeira e isso é muito errado. Temos comidas tão gostosas, preparadas por nossas merendas, como peixes e carnes, além das frutas que são ricas em vitaminas. Queremos evitar o desperdício da merenda e fazer com que os colegas passem a comer alimentos saudáveis”.

 

Texto: Luana Carvalho

Fotos: Cleomir Santos