07/10/16 | 17:15
Alunos e moradores da zona Rural recebem orientações sobre alimentação saudável

07-10-16-Seminário Alimentação Saudável. Fotos Cleomir Santos (2)Alunos da Escola Municipal Rainha dos Apóstolos, no quilômetro 23 da BR-174, zona rural de Manaus participara, na manhã desta sexta-feira, 7, de orientações sobre alimentação saldável, como parte da programação em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no próximo 16 de outubro.

As escolas da rede municipal de ensino receberão, durante todo o mês de outubro, orientações sobre o tema. Nesta sexta-feira, cerca de 150 pessoas residentes nas comunidades dos ramais 41, 15, Pau Rosa, Padre, Bandeirantes e Castanheira, que ficam próximas a escola, participaram das atividades.

Foram apresentados à comunidade temas como Alimentação e as mudanças climáticas; Reaproveitamento dos alimentos; Produtos que imitam alimentos; A importância da alimentação adequada e saudável; Alimentação na ciência e cultura; Alimentação saudável para crianças e adultos.

A programação foi desenvolvida pela Divisão de Alimentação Escolar (DAE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com base no tema atual da Food and Agriculture Organization (FAO) que é: “O Clima está mudando: a alimentação e a agricultura também”.

“As informações do nutricionista com dicas e como as pessoas podem aproveitar o máximo possível os alimentos de maneira saudável, foi de extrema importância, principalmente em um local onde se trabalha bastante com agricultura familiar”, destacou a diretora da escola, Darlete Sansereth de Oliveira.

07-10-16-Seminário Alimentação Saudável. Fotos Cleomir Santos (3)“Algumas plantas existentes são vistas como ervas daninhas, mas podem ser utilizadas na alimentação e as pessoas desconhecem isso. E foram essas possibilidades que abordamos no evento, onde indicamos alguns pratos feitos com esses vegetais como a corama, que pode ser usada como remédio, mas também e um risoto, ou no guisado, além de substituir batatas”, completou o nutricionista da Semed, Helder Jubert Ehm Maia.

A doméstica Tabita Santos da Silva, 32, moradora, mãe da aluna do 4º ano, Bruna da Silva Oliveira, 14, disse que as informações dentro da programação na escola serão muito bem aproveitadas. “As palestras foram bem explicativas. Para quem mora distante foi muito bom receber a presença desses profissionais, pois ficamos sabendo de como fazer uma alimentação saudável e aproveitar o que temos aqui na zona Rural para comer bem e ter uma saúde melhor. O que aprendi vou colocar em prática”, disse.

Outubro Rosa

Quem esteve na Escola Municipal Rainha dos Apóstolos também pode receber orientações sobre prevenção ao câncer de mama, como parte das atividades do “Outubro Rosa”. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A programação contou com o oferecimento de serviços como mamografia, preventivo e vacinação contra o HPV e agendamentos de exames.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054