Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 20 de outubro de 2020
-->
05/04/19 | 16:19
Alunos do Projovem Urbano realizam exposição sobre ações comunitárias

Essa semana, 150 estudantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) participaram do 2º Plano de Ação Comunitária (PLA), onde apresentaram temas diversos de interesse da comunidade escolar, de acordo com pesquisas de campo feitas na escola e na comunidade em que vivem. Esse trabalho faz parte da disciplina de Participação Social.

Os temas apresentados foram: a expectativa dos brasileiros hoje, as doenças do século 21, os jovens e as drogas, alimentação e saúde, mobilidade urbana e profissões do futuro. A professora do projeto, Carla Freire, conta que esses temas foram apresentados para auxiliar os jovens quanto às ações futuras deles.

“É uma forma de incentivá-los porque estão voltando a estudar. As profissões apresentadas, por exemplo, são as que eles podem ter acesso. Cada tema escolhido é para trabalhar em cima de algo que vai ajudá-los no futuro”, comentou.

Além da formação do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e qualificação profissional inicial, o curso também proporcionou aos estudantes a participação em ações coletivas de interesse público (participação cidadã) e inclusão digital.

Os estudantes foram os responsáveis por todo material exposto, como banner, painéis e apresentações e o evento foi aberto para o público externo com a presença de pais, estudantes de outras unidades, além da comunidade.

A professora também contou que os jovens que participam do programa estão empolgados e dedicados neste processo de ensino aprendizagem. “Os alunos fizeram um ótimo trabalho, fizeram tudo que foi proposto, tudo dentro dos temas solicitados. Eles capricharam”, comentou.

A ação ocorre ao final de cada módulo da disciplina. Essa é a segunda edição deste ano. Ao final do terceiro módulo, ocorrerá o terceiro PLA com os estudantes abordando assuntos diferentes, mas sempre relativos à realidade dos mesmos.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054