02/08/19 | 13:08
Alunos do Projovem Urbano participam de roda de conversa sobre empreendedorismo, além de música e arte local

Mais de 50 alunos de três unidades de ensino da Secretaria Municipal de  Educação (Semed), que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram de uma roda de conversa sobre empreendedorismo nesta  sexta-feira, 2/8, na sede da empresa Impact Hub Manaus, localizada na Avenida Efigênio Salles, bairro  Aleixo, zona
Centro-Sul de Manaus.

A roda de conversa é primeira de uma série de outros encontros que vão beneficiar aproximadamente 1500 alunos de 10 unidades de ensino da rede municipal de Manaus. A ação é fruto de uma parceria feita entre a Semed e o projeto FreeSom de Manaus, que tem como sede empresa Impact Hub Manaus.

O projeto FreeSom trabalha ao mesmo tempo com música contemporânea e arte, com apresentações de artistas locais, bem como a discussão de temas ligados à igualdade de classe, gênero e raça, além de ensinar pontos sobre empreendedorismo por meio de rodas de conversa e troca de experiência.

O FreeSom acontece de agosto a dezembro e ao longo da sua execução promove  trocas de experiência, rodas de conversa, ações de formação e  informação a sociedade manauara.

De acordo com a Ana Portela, idealizadora do  projeto e produtora cultural o Freeson, é uma ação versátil e trabalha nas pessoas vários aspectos por meio da música.

“A gente acredita na música como ferramenta da transformação. Que o som  vibra e reverbera, e quando reverbera inclui, absorve e resinifica. O que apresentamos aqui, por meio de uma curadoria focada na evolução do ser, são os bons sentimentos, porque estes são a ponte para um novo agora. Que a diversidade, mais do que um apelo é a fórmula da nova cultura. Da cultura  que acolhe, que representa, que empodera e que reconhece o amor como fator  essencial da nova consciência”, disse Ana Portela.

Os alunos contemplados nesta sexta-feira, 2/8,   foram   das Escolas  Francisca  Pergentina, localizada no bairro no Bairro Zumbi dos Palmares, Escola Vicente de Paula, situada no bairro Japiinlândia e da Escola  Themsictocles Gadelha, no bairro Jorge Teixeira, ambas situadas  na Zona Leste da Cidade.

Segundo a coordenadora do Projovem Urbano, Maria Nazaré Vincentim, o projeto representa uma oportunidade para os alunos do Projovem e soma com as ações extraclasses realizadas e desenvolvidas pela Semed.

“Como trabalhamos com jovens com vulnerabilidade social, quanto mais oportunidades dermos a eles para mudar sua realidade a partir dos conhecimentos que adquirem a longo da vida, é melhor. E quando temos outras oportunidades fora da escola, não podemos deixar de aproveitar como este projeto, que com certeza vem para somar com o trabalho que a Semed desenvolve”, destacou.

Na sexta-feira, 2/8,  foi apresentado aos alunos o empreendedorismo como uma possibilidade , os estudantes foram postos em contato com um ambiente de empreendedorismo, foi explicado  o que  é a impact hub, o que é empreendedorismo, o que são negócios de impactos, como pode se empreender,  com histórias reais.

Umas das alunas que teve a oportunidade de conhecer a iniciativa foi Francilane Paulino, 29, do Projovem Urbano da Escola Themistocles Gadelha.

“Pra mim foi uma surpresa conhecer o Freeson, esse lugar (Impact Hub Manaus), que na minha visão pode abrir mente das pessoas, dos jovens e oferecer muito conhecimento.  Eu adorei essa oportunidade”, disse.

Texto: Emerson Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054