31/08/19 | 16:34
Alunos do Ensino Fundamental tem atividade sobre Empreendedorismo

Mais de 170 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2 da Escola Municipal Antísthenes de Oliveira Pinto, comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona Norte, tiveram uma atividade diferenciada neste sábado, 31/8, sobre Empreendedorismo. A ação envolveu os temas ‘Introdução ao mundo dos Negócios’ para os alunos do 6º ano e ‘Nosso Mundo’ para os estudantes do 7º ano da Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA), que ofereceram serviços à comunidade.

O programa de Empreendedorismo nas Escolas é uma ação da Prefeitura de Manaus por meio das secretarias municipais do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e da Educação (Semed) em parceria com a Junior Achievement Amazonas, que leva aos estudantes de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede pública municipal, técnicas de iniciação ao empreendedorismo. Este ano a meta é atender aproximadamente 4 mil alunos.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, participou do evento e falou da importância das parcerias entre as secretarias que juntas trabalham temas transversais.

“Essas parcerias que a gestão do prefeito Arthur vem promovendo entre as secretarias tem trazido resultados muito positivos para a Semed. Nós trabalhamos de uma forma que os alunos adquiram conhecimentos por meio das disciplinas em sala de aula e que isso seja para a vida. O empreendedorismo é um conhecimento que pode trazer muitas oportunidades para o aluno e a família. Faz com que ele pense no orçamento financeiro e o que pode fazer para ajudar a melhorar esse rendimento”, comentou a subsecretária.

Os alunos do EJA montaram stands com serviços de corte de cabelo, manicure e pedicure, brechó e venda de pinturas em tela. Todos os serviços foram realizados com base na oficina que os estudantes participaram em maio deste ano. Já os adolescentes do Ensino Fundamental participaram das oficinas, onde realizaram atividades e tiraram dúvidas sobre o assunto.

“O curso é muito legal, a gente aprende muitas coisas, como fazer um currículo e se preparar para uma entrevista de emprego”, explicou o aluno do 6º ano, Victor Botelho dos Santos.

Esse ano, 32 escolas participam do programa com aulas no contraturno em que o aluno estuda. O tema trabalhado esse ano em todas as escolas da Semed será o “Empreendedores Climáticos”, com carga horária de 5 horas. A intenção é ensinar aos alunos o atendimento e respeito das mudanças climáticas originadas pelas ações do homem, criando assim responsabilidade e cooperação, reduzindo os efeitos negativos e impulsionando hábitos de desenvolvimento sustentável.

Transversalidade
O projeto, que tem como objetivo implementar a cultura empreendedora nas escolas da educação de base do município, foi lançado em junho do ano passado e é parte integrante do programa ‘Manaus Mais Empreendedora’. Que em sua edição piloto capacitou mais 1,5 mil estudantes.

Em outubro do ano passado, o prefeito Arthur Virgílio Neto sancionou a Lei nº 2.349, que altera a Lei 2.196, ao acrescentar o Empreendedorismo como tema transversal nos conteúdos programáticos das disciplinas do Ensino Fundamental.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Divulgação