07/11/14 | 15:18
Alunos do curso de idiomas da Semed participam de Mostra Gastronômica

A culinária dos Estados Unidos, Inglaterra, Chile, Espanha foram apresentadas, na noite desta quinta-feira, 6, no Hall da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), em Mostra Gastronômica. Apresentação foi feita por alunos do Programa Ampliando Horizonte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Mais de 200 pessoas, entre professores, gestores de escolas municipais e familiares de estudantes dos cursos idiomas da secretaria prestigiaram o evento.

A mostra teve a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido durante 2014, por meio de pesquisas gastronômicas dos países que utilizam como língua materna o inglês e o espanhol. A coordenadora do Programa Ampliando o Horizonte, Socorro Araújo, explicou que o evento foi uma excelente oportunidade dos alunos conhecerem a cultura de outros países e apresentarem o que aprenderam durante o curso de idiomas.

“O evento é uma proposta de interação cultural e prática do idioma, porque ao mesmo tempo que alunos aprenderem sobre as comidas típicas dos países aqui trabalhados, aperfeiçoem o que aprenderam em sala de aula”, disse.

A atividade aconteceu como uma competição com a finalidade de analisar qual seria o melhor prato entre os degustados. Para isso, sete equipes se dividiram, formando mais uma, somando assim 14 turmas, que apresentaram um prato por vez para os seis jurados que avaliaram os pratos. A cada apresentação eram avaliados os itens de criatividade, organização, oralidade, domínio e degustação, por professores de inglês e espanhol e também um profissional experiente da área de gastronomia.

Os pratos apresentados na Mostra Gastronômica foram o Fish And Chips, de origem inglesa, Las Tapas, conhecido na Espanha, a Paella trazido da Espalha, o Hot Dog, dos Estados Unidos, o American Pie, também do EUA, o prato Empanadas Chilenas, de origem espanhol e Pancakes.

Para aluna do 2º modulo de inglês, Shirliane de Oliveira, a mostra gastronômica é uma forma bem interessante de aprender a língua inglesa.

“Achei um máximo esta mostra, porque pude sair um pouco da monotonia de sala de aula e, com ela, inevitavelmente, aprendi ainda mais sobre a língua inglesa, ou seja, ela me instigou a me interessar e encantar mais pela cultura inglesa”, confessou a aluna.

Um dos focos da mostra também foi proporcionar aos alunos que participassem direta ou indiretamente da atividade a conquista de uma nota extra na disciplina, em qualquer um dos dois cursos. Sobre isso, a aluna Izabel Serudo, mencionou que pontos serão bem vindos.

“Além de adquirir conhecimento, pretendo conseguir alguns pontos para compor a minha nota no fim do modulo. Por isso estou confiante e dei o meu melhor”.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054