25/06/15 | 16:10
Alunos do CMEI Padre Pedro Gabriel participam da 6ª Mostra Cultural

6ª Mostra Cultural Cmei Padre Pedro Gabriel - Fotos Rodemarques Abreu (4)Resgatar a essência dos benefícios das plantas medicinais para a saúde foi o objetivo da 6ª Mostra Cultural apresentada pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Pedro Gabriel Neto, localizado no beco do Macedo, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, nesta quinta-feira, 25.

Os 169 alunos, entre 4 e 5 anos de idade, dos turnos matutino e vespertino, dividiram as apresentações em sete temas, sendo eles: Mel; Erva-cidreira; Castanha da Amazônia; Alho; abacate; Erva Doce; e Laranja. De acordo com a gestora do CMEI, Cinthia Willes Alves Câmara, o tema sobre plantas medicinais é um projeto da escola que propõe ações pedagógicas para envolver os alunos com a temática ambiental. Este ano, o tema da mostra cultural foi ‘Plantas Medicinais – Uma Alternativa Natural ao seu Alcance’.

6ª Mostra Cultural Cmei Padre Pedro Gabriel - Fotos Rodemarques Abreu (17)“Os alunos demonstraram bastante interesse em conhecer e experimentar vivências com as plantas. Então, decidimos fazer essa mostra para resgatar a essência das plantas medicinais, muitas vezes usadas pelos avós dos alunos, como preparo de chás, cataplasma (uma pasta medicinal) e remédios homeopáticos, assim como a utilidade de cada erva medicinal”, relatou.

A professora Rose Nádia, que trabalhou o tema ‘Mel’ com os alunos, ressaltou a importância da participação dos pais para o bom desenvolvimento do projeto.

6ª Mostra Cultural Cmei Padre Pedro Gabriel - Fotos Rodemarques Abreu (23)“O trabalho começou há dois meses e contamos sempre com a participação dos pais, que são fundamentais no bom desempenho dos alunos na escola. Com os meus alunos, trabalhei o tema Mel e aproveitei para explorar esse tema em todas as disciplinas, como língua portuguesa e ciências. Alguns alunos já conheciam o produto, mas passaram a conhecer mais profundamente suas utilidades”, salientou.

O aluno Fabricio Lima Holanda, 5, apresentou sobre a importância do alho para a saúde e foi acompanhado de perto pelo pai Fabiano Holanda, que destacou o bom trabalho feito pelo CMEI em explorar o conhecimento das crianças.

“É um resgate do uso das plantas medicinais, que em algumas vezes substitui um remédio industrializado. É bom eles terem esse conhecimento que os mais antigos já têm. Durante a preparação para essa mostra, o Fabricio ficou muito empolgado e melhorou até o social dele, se tornou uma criança mais participativa e comunicativa”, observou o pai.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054