25/09/15 | 18:01
Alunos do Cmei Wilson Mota aprendem de forma lúdica informações sobre trânsito

Dia D do Trânsito CMEI.. Wilson Mota.Cleomir Santos (10)Cerca de 30 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Wilson Mota receberam informações, na tarde desta sexta-feira, 25, sobre as normas e boas práticas de trânsito brasileiro. A atividade faz parte do Dia D “Transversalizando o Trânsito na Educação Infantil”, que aconteceu durante este dia 25, nos Cmeis da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atividade contou com a participação de pais, responsáveis e comunitários.

A gestora do Cmei, Berenice da Silva Pinto, explicou que ao longo da semana foi trabalhado a temática de forma pedagógica. “O evento macro do dia D aconteceu hoje, mas durante toda a semana fizemos diversas atividades com nossos os alunos, como a exibição de filmes, vídeos e trabalhos práticos, como a criação de carrinhos, estradas, ônibus e sinais, com a intenção de mostrar alguns dos elementos que compõem o trânsito e que devemos respeitá-los”, destacou a gestora.

Dia D do Trânsito CMEI.. Wilson Mota.Cleomir Santos (16)Berenice ressaltou, ainda, que a intenção da conclusão da atividade era apresentar todo o conteúdo aprendido pelas crianças. “Sobretudo, repassar informações relevantes a cerca do trânsito, porque sabemos que estas crianças serão os futuros motoristas e que portanto devem desde cedo ter acesso a essa temática, para serem futuros condutores experientes”, salientou a gestora.

O evento aconteceu durante todo o dia. Pela manhã, participaram representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dando orientações e tirando dúvidas sobre o tema. Pela tarde, o Cmei contou com a colaboração de profissionais do Centro de Operações em Segurança Escolar (Cose), que na oportunidade apresentaram um vídeo, demonstrando de forma alusiva a sinalização horizontal e vertical, cuidado ao atravessar a rua, a utilização correta da faixa de pedestre, da passarela, dentre outros.

Um dos representantes do Cose foi o coordenador da equipe de atendimento da empresa, Dorival Cordeiro. Ele destacou de que forma a equipe da empresa trabalhou o assunto com os alunos.

“Contribuir neste evento foi um desafio, mas ao mesmo tempo gratificante. O nosso o intuito foi fazer uma abordagem interessante e de forma objetiva. Dia D do Trânsito CMEI.. Wilson Mota.Cleomir Santos (20)E ficamos felizes ao final, porque percebemos que os alunos interagiram, aprenderam e também porque havia diversos pais dispostos a ouvir e desmitificar alguns conceitos errados sobre o trânsito”.

O evento contou com média de 90 pais e responsáveis. Para Denise Meneses Martins, mãe de Mateus de Souza, 4 anos, do 1º período, o evento demonstrou que a escola está preocupada em formar futuros bons motoristas.

“Acho muito relevante a iniciativa do Cmei, porque contribui para a formação de futuros bons motoristas. Ajuda a alerta o pais que que dirigem e muitos que cometem infrações por não conhecerem a legislação do trânsito ou simplesmente por imprudência”, observou a mãe.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054