22/08/14 | 16:55
Alunos do Cmei Santa Terezinha apresentam projetos em Feira de Ciências

‘Preservação da Água’, Alimentação Saudável’, ‘Coleta Seletiva’ e ‘Escovar e Cuidar para o Dentinho Não Cariar’ foram os temas apresentados, nesta sexta-feira, 22, pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Santa Terezinha do Menino Jesus, localizado no bairro Nova Conquista, zona Leste.

Os projetos fazem parte da 2ª Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). De acordo com a gestora da unidade, Doralina Pimentel, os temas foram trabalhados pelos professores com o objetivo de despertar um interesse maior dos alunos para questões importantes para a sociedade.

“Os professores buscaram trabalhar em sala de aula, com conversa, com pesquisa, os temas da nossa Feira de Ciências, apesar de todos os projetos serem importantes, percebemos que houve um interesse maior quando foi trabalhado a respeito da alimentação saudável. Isso é importante para que nossas crianças tenham uma alimentação melhor”, relatou.

O aluno Isaac Martins, do 1º período, explicou sobre a preservação da água. “Aprendi que não devemos poluir a água, porque não podemos beber água suja. Não devemos jogar lixo na água”.

A dona de casa Maria de Jesus estava atenta durante a apresentação do neto Leandro Muniz, do 2º período, que falou sobre a importância da alimentação saudável. Segundo a dona de casa, ela e a mãe de Leandro sempre fazem um esforço a mais para acompanhar as atividades da escola.

“Não perdemos uma. Acho importante essa participação, é um apoio, um incentivo a mais. Durante a pesquisa do trabalho, o Leandro mudou até o comportamento em casa. Agora, ele fala para toda a família o que se pode e o que não se deve comer. Ele já cuidava da limpeza em casa, pois ele é agente de limpeza da sala dele” informou.

Ainda de acordo com a gestora, os alunos, de 4 a 5 anos, trabalharam o projeto durante três meses até as apresentações.

 

TEXTO e FOTOS: João Pedro Figueiredo