06/11/13 | 13:54
Alunos do Cmei Moacir Andrade tem a oportunidade de conhecer as obras de Van Gogh

Exposição de obras plásticas e obtenção de conhecimento foram os pontos fortes da Abertura do Projeto “Mãozinha Encantada”. A ação é voltada às artes plásticas, por meio da releitura de obras de artes e artistas consagrados a nível regional, nacional e internacional.

A atividade aconteceu na manhã desta terça-feira, 05, no Centro de Educação Municipal de Ensino Moacir Andrade. Cerca de 80 alunos do 1º e 2º período participaram do evento.

O objetivo da atividade é aproximar os alunos a cultura, história e  diversidade de artistas renomados que há no mundo. Cada ano o projeto comtempla um artista, divulgando seus principais trabalhos, através de exposições.

Este ano, Vincent van Gogh foi escolhido. As obras retratadas pelos alunos foram o “Vaso de Flores,” Árvore de Amora”, “Girassóis”, “Barcos de Santos”,  “Noite Estrelada” e “Pôr do Sol”.

O secretário Municipal de Educação, Paudeney Avelino, ao participar do evento ficou vislumbrado e disse. “Estou encantado com os belíssimos trabalhos confeccionados pelos alunos, espero que continue, pois projetos como este ajudam na divulgação da cultura e a obtenção de conhecimento”. Mencionou o secretário.

O aluno do 1º período, Francisco Manoel, fala o que apendeu sobre o artista trabalhado na 13ª Edição do Projeto. “Van Gogh é conhecido em todo mundo por suas belas pinturas e nasceu em 1853, na Holanda. O quadro que mais gosto dele é os Girassóis, pois é muito bonito e colorido”, disse o estudante empolgado.

A coordenadora do Projeto, Heloiza Santos, explica como ocorreu o processo antes da exposição, que foi hoje. “A principio, o trabalho foi feito em sala de aula, onde foi ensinado sobre a biografia, exposição de cores e releitura avulsa das pinturas do Van Gogh. Por fim, e sob minha supervisão, os alunos fizeram a releitura das obras do retratado na tela. Todo esse trabalho durou cerca de 6 meses”, esclarece Heloiza.

Para fechar o evento, houve apresentação cultural realizada por alunos do 1º ano.