27/04/16 | 14:10
Alunos do Cmei Manoel Bastos Lira dramatizam a obra “Os animais do meu quintal” de escritora local

Culminancia ao Livro Infantil CMEI. Dr. Manuel Bastos Lira. Fotos Cleomir (4)Com a dramatização “Os animais do meu quintal”, da escritora Ana Peixoto, os 258 alunos do maternal 3 e do 1º e 2º períodos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Manoel Bastos Lira, localizado na Comunidade Jesus Me Deu – Colônia Terra Nova, participaram do encerramento da Semana do Livro Infantil. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 27, no pátio da escola e contou com a participação de pais, responsáveis, educadores e convidados da comunidade.

A coordenação pedagógica da escola realizou durante a semana da literatura várias atividades em sala de aula com os alunos, como a dramatização da música “Lamento de raça”, releitura das obras de Ana Peixoto, trabalhos com referência a cultura indígena, entre outras atividades alusivas ao tema.

A diretora do Cmei, Auxiliadora Lira, disse que o encerramento contou com a presença dos pais, mas afirmou que o fundamental foi o aprendizado das crianças sobre tudo o que foi feito na semana com as obras de Ana Peixoto e os indígenas.Culminancia ao Livro Infantil CMEI. Dr. Manuel Bastos Lira. Fotos Cleomir (10)

“A programa foi muito importante, porque despertou o interesse pela leitura, bem como conhecer os costumes do povo indígena, em que nós herdamos em termos de comida, vestimenta e outras coisas. O aprendizado não foi apenas dos alunos, mas dos pais também, porque sempre trazemos os responsáveis para participar das atividades ao lados das crianças”, contou.

A doméstica Eudimara da Silva Barbosa, 25, ficou feliz ao ver seu filho Rodrigo Barbosa Bastos, 4, aluno do 1º período, se apresentar com outros colegas. Para ela, os eventos na escola são importantes para o aprendizado, pois sempre aborda algo de novo e interessante.Culminancia ao Livro Infantil CMEI. Dr. Manuel Bastos Lira. Fotos Cleomir (17)

“Sempre estou na escola acompanhando a programação das professoras. É muito bom estar na apresentação do filho e vê-lo aqui na peça foi algo emocionante. Essa semana da literatura é muito bom, porque em casa incentivo ele ler os alfabetos, as sílabas e ainda leio as historinhas”, disse.

Para homenageada da Semana da Literatura, Ana Peixoto, as atividades realizadas pela coordenação pedagógica levam as crianças a assimilar sobre as obras e aprendem um pouco mais sobre os indígenas.

“É um aprendizado para esses alunos de fazer essa dramatização do meu livro. Eles ouvem a história com as professoras, depois é trabalhado durante todo o período e vão se fantasiar de animais para peça. Fico encantada com isso, porque tanto as crianças gostam de fazer e os pais adoram participar ao ver seus filhos

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054