28/09/17 | 10:07
Alunos do Cmei Elza Damasceno participam de atividades de Educação no Trânsito

Cerca de 270 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Elza Damasceno, localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, participaram de atividades alusivas a Semana Nacional do Trânsito, com brincadeiras e atividades lúdicas realizadas no pátio da escola com a montagem de cenários simulando pistas, carros, posto de gasolina, semáforos, placas, faixa de pedestres e exposição dos carros confeccionados por crianças, com a ajuda dos pais e responsáveis.

A gestora da unidade, Delle Karem Goes, destacou a importância das brincadeiras na aprendizagem dos alunos, principalmente por se tratarem de crianças muito pequenas, em que o processo de assimilação de informações torna-se mais fácil.

‘‘A escola busca trabalhar seus projetos de maneira que as crianças se sintam protagonistas de seus conhecimentos. As crianças puderam vivenciar as regras de trânsito, assim como os cuidados importantes e necessários para a sua própria segurança, sejam eles pedestres, passageiros ou como futuros condutores’’, explicou.

De acordo com a professora Simone Helen Drumond Ischkanian, do projeto Trânsito: ‘Bi, bi, bi, olha o sinal’, iniciativas como essas são importantes para a comunidade educacional, já que utilizam o lúdico em jogos, brinquedos e brincadeiras, para ampliar o conhecimento dos estudantes.

Temas como educação no trânsito, cidadania e respeito são trabalhados durante todo o ano letivo de forma transversal na Educação Infantil. Além disso, ainda é possível trabalhar cuidados com o meio ambiente, reutilização de materiais reciclados na confecção dos carros, semáforos, carros e todo  o material utilizado.

Durante toda a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de setembro, cerca de 50 mil alunos participaram de uma série de ações envolvendo a Educação no Trânsito. Essas atividades foram coordenadas pela Caravana da Aprendizagem, sob a responsabilidade da Gerencia de Educação Infantil e fazem parte do projeto Transversalizando o Trânsito, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

 

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Divulgação/ Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054