12/12/14 | 11:42
Alunos do Ampliando Horizontes recebem certificados de conclusão de curso
Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), matriculados no programa Ampliando Horizontes, receberam o certificado de conclusão do curso, na noite desta quinta-feira, 11. Ao todo, 48 servidores, que são alunos das turmas de línguas Inglesa e Espanhola, participaram da formatura que aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).
Durante a festa, houve homenagem aos professores formadores e apresentações de danças dos alunos. O programa tem como principal objetivo trabalhar a formação pessoal do servidor, como destacou a coordenadora do Ampliando Horizontes, Socorro Araújo.
“Trabalhamos com a formação pessoal do servidor, para oportunizar novos conhecimentos, para que possam ter mais oportunidades em outros ambientes, ampliando horizontes de fato. Este foi o quinto ano de curso. Hoje, estão formando três turmas, sendo duas de espanhol, somando 42 alunos, e uma de inglês, com 6 alunos, e poder ver a satisfação no rosto deles, nos rostos dos familiares presentes é muito bom, muito gratificante”, informou.
A professora Darcy Ferreira Carvalho não sabia falar outro idioma, se matriculou na aula de Língua Espanhola e já se sente confiante para conhecer outros países, como ela relatou.
“Durante o curso tive a oportunidade de viajar para o Chile e para a Venezuela, pude interagir de forma boa na língua espanhola, não fluente, mas quando entrei não sabia nada. Aprendi tudo que sei até hoje por conta do curso, já consigo me virar bem em um País de língua espanhola”, contou empolgada.
Motivo de orgulho para a família, a professora Elenilde Mota Cabral, assim como a maioria dos alunos, teve que superar o dia a dia corrido no trabalho para poder estar presente nos dias de curso, que acontecem durante a noite, duas vezes por semana.
“Foi um desafio grande, primeiro porque não gostava do inglês, mas quando soube do programa há três anos e que era gratuito, eu criei coragem e fui gostando. O apoio da família foi fundamental, meus filhos viam me deixar, quando não podiam eu saía do trabalho, pegava um ônibus e vinha, chegava atrasada, mas vinha. E consegui concluir, foi maravilhoso  e não quero parar, quero continuar”, relatou.
Os cursos oferecidos pelo Ampliando Horizonte tem duração de 3 anos e mais 6 meses de conversação, que é opcional. É voltado para servidores da rede municipal de ensino, mas segundo a coordenadora, Socorro Araújo, deve se estender para filhos de funcionários, que tiverem acima de 17 anos.
TEXTO: João Pedro Figueiredo 
FOTOS: Rodemarques Abreu
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054/ 98842-1188