04/11/15 | 14:26
Alunos do 5º ano da DDZ Rural fazem aula preparativa para a Prova Brasil

_MG_0024Um momento de descontração e dicas para obter sucesso em provas. Esta foi a tônica da ‘Aulinha’ para a Prova Brasil, realizada pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural para cerca de 800 alunos de 5º ano que ainda esse mês realizarão a avaliação do Ministério da Educação (MEC), que serve como nota para o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O evento foi realizado na Escola Municipal Maria Leide Amorim, na BR-174 e reuniu estudantes de mais 21 unidades de ensino localizadas nas rodovias de Manaus.

Antes do início das atividades, foi realizado um momento de ginástica laboral bem divertido. Em seguida, os estudantes assistiram um vídeo motivacional, que mostrou uma matéria do Fantástico, da Rede Globo, sobre um jovem estudante do Ceará, que tem deficiência física, mas que, mesmo com a limitação para se locomover, já foi bicampeão da Olimpíada de Matemática.

_MG_0033Na sequência, os professores deram dicas de possíveis perguntas que podem constar na Prova Brasil e alertaram sobre a importância da leitura das questões e a interpretação dos textos. O estudante Emanuel Vilena, da escola Maria Leide, aprovou a ‘aulinha’ e disse que os conselhos dados serão importantes na hora da prova. Ele disse que não está nervoso, pois, se preparou para esse momento.

“Essa aula é bastante diferente e divertida, além de nós termos a preparação para a Prova Brasil. Nessa prova eu espero um bom resultado. Eu estou muito bem e tirei boas notas. O que precisa fazer na prova é ler, interpretar a leitura e também marcar certo”, disse o garoto que sonha ser piloto da Aeronáutica quando crescer.

_MG_0051Expectativa
A aplicação da Prova Brasil para os 5ª anos será entre os dias 16 a 18 de novembro e a expectativa é muito grande por parte da direção da DDZ Rural. A gerente da Divisão, Edilene Pinheiro, acredita que as escolas terão boas notas e elevarão os índices do Ideb. A ‘aulinha’, segundo ela, é uma aposta da DDZ Rural para que os alunos consigam tirar a últimas dúvidas antes da avaliação.

“Nós planejamos uma aula bem atrativa, dando orientações para eles lerem com atenção, relerem as perguntas e ter o cuidado na hora de responder, porque isso vai interferir no resultado. É importante que eles estejam preparados, calmos e bem tranquilos para que possam fazer uma prova com o conhecimento que eles já aprenderam. É um momento de deixá-los relaxados e motivá-los mais ainda para que possam fazer uma boa prova e termos um grande resultado”, afirmou.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054