21/06/12 | 12:37
Alunos de Escolas Municipais expõem pesquisas científicas

Pesquisas de cunho científico desenvolvidos por alunos do 6° ao 9°ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo expostas no Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola programa este financiado pelo Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação , Secretaria Estadual de Educação e apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

As exposições estão acontecendo até esta quinta-feira, (21), das 8h às 17h, na Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério (DDPM) localizada na Rua Maceió, n. 2000, Zona Sul de Manaus.

Nas Escolas Municipais 37 projetos estão sendo desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento como saúde, educação, meio ambiente, música, dentre outros.

De acordo com a Coordenadora Institucional do PCE na Semed, Socorro Freitas, os alunos socializam a pesquisa realizada no âmbito escolar.

“Pela manhã, os alunos apresentam os seus trabalhos para uma banca de consultores e no outro turno expõem no banner o resumo do projeto para os visitantes e participantes – um dos itens obrigatórios durante a execução do programa. Estamos contemplando experiências nunca vivenciadas nas escolas públicas através da pesquisa científica onde os alunos estão despertando para melhorar o seu conhecimento objetivando uma graduação e ampliando horizontes no campo profissional além de melhorar o seu desempenho no processo de ensino aprendizagem”, explicou a coordenadora.

Projetos em Escolas Municipais

Os alunos do 8° ano da Escola Municipal Antônio Moraes (Monte Pascoal, Zona Norte) desenvolveram o projeto Tabolixo – O lixo lúdico lógico.

O Tabolixo é um jogo que reutiliza pets de um e dois litros como instrumento de sensibilização à preservação do meio ambiente. A prática contínua neste jogo estimula e acelera o raciocínio lógico, reforça o domínio da tabuada, a resolução de cálculo e expande o conhecimento do atleta em qualquer área do saber.

Para uma das pesquisadoras, Neyvana Lira, o jogo acelera o raciocínio lógico do participante. “O jogo ajuda o participante a raciocinar de maneira mais rápida em qualquer área do saber e estimula a reduzir o lixo jogado no meio ambiente”,afirmou a aluna.

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Samuel Benchimol (CEMEJA) localizado no bairro de São José , Zona Leste da cidade apresentou a temática “Caracterização da temperatura relativa do ar na Zona Leste de Manaus – AM”. O Projeto tem como objetivo caracterizar a temperatura relativa do ar entre quatro pontos na Zona Leste da cidade de Manaus, verificando se há influência de ilhas de calor.

“Com o projeto queremos conscientizar as pessoas que ainda continuam fazendo as queimadas a não praticar mais esse tipo de degradação ao meio ambiente, além de lembrar também que as nossas áreas verdes não devem ser desmatadas, do contrário, árvores devem ser plantadas em nossa cidade. Com essa mudança de atitude a temperatura não ficará mais tão elevada”, explicaram os alunos pesquisadores do EJA (6° ao 9° ano): Rodrigo Seabra, Francisco Bruno e Altacira Vieira.

O que é o PCE?

O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela FAPEAM objetivando a participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais no Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

Cada projeto é composto por cinco alunos , um professor coordenador e um apoio técnico. Os alunos recebem uma bolsa no valor de R$ 120,00 para ajuda de custo.