10/12/14 | 13:11
Alunos de escolas municipais da DDZ Oeste participam do encerramento do projeto ” Conheça a Câmara Municipal Manaus”

O encerramento do projeto “Conheça a Câmara Municipal de Manaus” contou com a visitação de 45 alunos, da Escola Municipal Arisitides Barreto, bairro Santo Antônio e do Centro de Artes Irmã Yolanda Setúbal, na Compensa, ao órgão legislativo, na manhã desta quarta-feira, 10. As unidades de ensino fazem parte da Divisão Distrital Zonal Oeste (DDZ 2) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Como parte da programação, os alunos, pedagogos, professores e assessores da DDZ  da Secretaria, tiveram a oportunidade de participar da abertura da sessão ordinária da CMM. Depois disso, na sala de cinema Silvino Santos, as crianças do grupo de flauta, canto, coral e violino do Centro de Artes, fizeram uma apresentação aos vereadores da casa legislativa.

“A parceria com a Semed foi fundamental, porque a secretaria disponibilizou transporte e tudo. É uma semente que a gente plantou, porque os alunos não têm uma visão do que é o parlamento. Nós os trouxemos para ver como funciona, como é o parlamento, ter a chance de assistir a abertura dos trabalhos do plenário”, completou a diretora da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, Maria Enilde Gusmão.

Segundo a chefe da DDZ 2, Regina Ortiz Rocha, as escolas municipais da zona Oeste foram convidadas para participar da visitação do projeto Conheça a CMM em dias de sessões nas segundas, terças e quartas-feiras. Para ela, é uma oportunidade única para nova geração conhecer como é o trabalho do legislativo.

“Os alunos que vêm visitar a CMM têm uma prévia de exibição de um vídeo e slides. Esse momento é uma oportunidade que eles têm de conhecer os vereadores, tirar essa má impressão do povo de que quem é vereador, não trabalha. Durante a visita, nós vimos os relatos deles sobre isso, mas têm alguns que já pensam até em ser vereadores. Eles também fizeram pedidos para os parlamentares resolverem os problemas do bairro onde moram”, disse.

Aluna do 6º ano, Ana Beatriz, 11, da Escola Municipal Aristides Barreto, foi uma das visitantes na CMM. Ela disse que já conhecia a câmara em uma visita anterior com sua mãe.

“Foi uma experiência muito boa, onde aprendi várias coisas sobre o trabalho daqui. A visita me incentivou muito a ser uma candidata no futuro, porque na minha rua têm várias casas caindo e podia fazer um trabalho para melhorar o local. Quem sabe um dia”, finalizou.

O projeto ‘Conheça a CMM’ teve um total de 1.089 alunos de 36 escolas municipais da zona Oeste da cidade visitando as dependências da câmara e o trabalho feito pelos vereadores do poder municipal.

 

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188