22/07/16 | 17:37
Alunos de escolas municipais conquistam o pódio nos Jogos Escolares do Amazonas

22-07-16-Vila olimpica - Fotos Rodemarques abreu (4)Alunos das escolas municipais que participam dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) já estão acumulando excelentes resultados em categorias como Tênis de Mesa e Xadrez, fruto do trabalho que é desenvolvido nas escolas durante todo o ano, na preparação dos jovens atletas.

Um exemplo disso é Ádria Larissa da Silva Gonzalez, 13, que conquistou o terceiro lugar na categoria infantil feminino de Tênis de Mesa, em disputa realizada nesta sexta-feira, 22, na Vila Olímpica de Manaus. Ádria é aluna do 6º ano matutino da Escola Municipal Arthur Engrácio, no bairro Nova Floresta, zona Leste.

A menina comemorou o resultado e destacou a influência do esporte em sua vida. “O Tênis de Mesa mudou minha vida, porque agora ocupo minha mente como algo mais e alimento sonhos de chegar mais longe, quem sabe ser uma campeã mundial na modalidade”, afirma.

Na quinta-feira, 21, foi a vez dos gêmeos Natael e Daniel conquistarem medalhas. Eles disputaram a final da categoria mirim masculino do tênis de mesa e Daniel sagrou campeão, com o irmão ficando em segundo lugar. Ambos são alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Esmeraldo dos Santos Bessa, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

Já na zona Sul, o forte é mesmo o Xadrez. A Escola Municipal Joaquim da Silva Pinto, no bairro do Crespo, conquistou o 1º lugar por equipes na categoria mirim feminino. Além disso, as estudantes também conquistaram o topo do pódio em disputas individuais.

22-07-16-Vila olimpica - Fotos Rodemarques abreu (7)Para o coordenador de xadrez da escola, professor de Educação Física Vivaldo Serafim, o resultado é reflexo do trabalho feito com as alunas desde 2015. “As meninas estavam bem preparadas, começaram a participar do projeto xadrez em 2015. Mas o desempenho superou as expectativas”, disse.

A competição segue até o dia 30 de julho com a participação de aproximadamente 420 alunos de 20 escolas municipais, todos eles campeões de suas modalidades nas municipíadas. Os atletas disputam 14 modalidades nas categorias infantil e juvenil, masculino e feminino.

Os primeiros colocados em cada modalidade garantem classificação para disputa dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá em João Pessoa (PB), também nas categorias infantil, de 20 a 29 de setembro, e juvenil, de 10 a 19 de novembro.

“Temos boas condições de sair com medalhas em modalidades como tênis de mesa, atletismo, judô, futsal, xadrez e luta olímpica”, prevê a assessora de educação física da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage) da Secretaria Municipal de Ensino (Semed), Eneida Afonso.

 

Texto:  Paulo Rogério Veiga
Fotos: Rodemarques Abreu / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054