14/08/15 | 14:38
Alunos de escolas municipais apresentam livro de poemas e poesias no 1º Sarau Literário

1º Sarau de Literário - SEMEJA - Fotos Rodemarques Abreu (4)Duzentos e setenta e oito alunos de sete escolas municipais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 se reuniram no final da tarde desta quinta-feira, 13, para o lançamento do livro de poemas e poesias intitulado ‘É Tempo de Poesia’, produzido por eles mesmos por meio do programa de reforço escolar Fórmula da Vitória, do Instituto Ayrton Senna. A programação foi o 1º Sarau Literário e ocorreu no auditório do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Professor Samuel Isaac Benchimol, localizado no bairro São José 2, zona Leste.

1º Sarau de Literário - SEMEJA - Fotos Rodemarques Abreu (10)De acordo com a coordenadora municipal do Instituto Ayrton Senna, Neuza Viana, todas os alunos da sete escolas envolvidas no livro vinham produzindo seus materiais em sala de aula desde março. “Estamos terminando o módulo de poemas e poesias e estamos com as produções dos alunos. Aqui na DDZ Leste 1 foi lançado uma antologia poética, na qual todas as escolas que participam do Fórmula da Vitória agregaram os poemas para a produção de apenas um livro. Teremos mais dois módulos para fechar esse trabalho de reforço escolar com os alunos”, informou.

A oportunidade de trabalhar a produção de poemas e poesias ajuda a melhorar a escrita e a leitura dos alunos, como destacou a professora Erly Ferreira, da Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza.

1º Sarau de Literário - SEMEJA - Fotos Rodemarques Abreu (7) (1)“No começo, os alunos ficaram meio tímidos, pois eles estão no Ensino Fundamental e ainda têm dificuldades de escrita e leitura, mas ao decorrer do programa eles foram percebendo as suas capacidades, tirando o sentimento da alma e criando no seu ritmo de escrita e leitura. Para eles não é fácil, mas tendo esse incentivo eles irão produzir cada vez mais”, reforçou.

A aluna Vitória Correa, 12, do 6º ano, escreveu sobre o amor. Para ela, participar do programa ajudou a melhorar seus conhecimentos.

“Aprendi muito, meu vocabulário ficou melhor, minha leitura melhorou, a interpretação de texto. O Fórmula da Vitória foi o melhor projeto que fiz até agora”, destacou.

Nove turmas de sete instituições de ensino, em um total de 278 alunos, participaram do programa na DDZ Leste 1. São elas: escola municipal Ana Maria de Souza Barros; Antonina Borges de Sá; Aristóteles Comte de Alencar; Carolina Perolina Raimunda Almeida; Etelvina Pereira Braga; Francisco Guedes de Queiroz e a escola municipal Maria do Carmo Rebello de Souza.

Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054