13/09/14 | 11:10
Alunos de escolas da DDZ 1 encerram participações na primeira fase do JEN

Foi encerrada, na noite desta quinta-feira, 11, a primeira fase na Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, do 2º Jogos do Ensino Noturno (JEN). Os jogos contaram com 372 alunos de 14 escolas, que disputaram modalidades como Queimada, Futsal masculino e feminino e Lance Livre. Esta etapa foi realizada na Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, na Zona Leste. Os primeiros colocados em cada modalidade são selecionados para etapa final, que vai ocorrer entre os dias 22 a 29 de setembro.

O JEN é um evento promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem como objetivo promover a prática do desporto como instrumento na formação de cidadania, contribuir para a redução dos índices de evasão escola no turno noturno, além da valorização do aluno.

A possibilidade do aluno do turno noturno de participar da Educação Física é um diferencial da Semed Manaus, como destacou um dos coordenadores do projeto, o assessor de Educação Física da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Zacarias Lopes.

“A Semed de Manaus é uma das poucas secretarias do País que desenvolve esse trabalho de Educação Física com o ensino noturno. Trabalhamos com isso há cinco anos, temos dificuldades, mas buscamos sempre superar com o objetivo de levar o respeito, trabalhar a questão social, a união, para que o aluno se sinta incluído, valorizado dentro da escola. O aluno se sentindo valorizado ele vai se manter na sala e com isso diminuímos o índice de evasão escolar”, informou.

Poder participar de atividades esportivas foi uma motivação a mais para Célia Maria Costa da Silva Ramos, 42, que está na 1ª fase na Escola Municipal Moisés de França Viana, voltar para a escola.

“Quando era nova tive que largar os estudos para trabalhar, mas sempre tive esse sonho de voltar a estudar. Além disso, eu adoro esporte e quando conversei com a professora e ela me falou que tinha Educação Física no noturno eu me interessei mais e voltei para sala de aula. Hoje, participo da modalidade de Lance Livre com meus colegas”, relatou.

Quem também superou as dificuldades foi o aluno Antônio Fernandes Vieira, 52. Ele precisa do apoio de muletas para andar por conta da deficiência física, mas isso não o impediu de participar das atividades físicas e de competir no JEN.

“Eu gosto de me movimentar, de praticar atividades. A gente se supera para participar dos jogos da escola. Os Jogos do Ensino Noturno mostram que pode ser feita essa interação”, ressaltou.

Jogos

Disputando a final da Queimada jogou a Escola Municipal Francisco Guedes de Queiroz contra o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Professor Samuel Benchimol. O terceiro lugar do futebol feminino foi jogado pelas escolas municipal Rui Barbosa Lima e Nova Vida. Pelo masculino, o terceiro lugar do futsal foi disputado pelas escolas Carolina Perolina e Francisco Guedes. Já a decisão foi entre as escolas Nova Vida e Moisés de França Viana.

Teve ainda a disputa do Lance Livre, modalidade voltada para alunos da terceira idade, que contou com alunos das escolas municipais Ana Maria de Souza Barros, Professora Francisca Pergentina da Silva, Francisco Guedes e Moisés de França Viana.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054 

Fotos: Divulgação