21/11/18 | 17:19
Alunos de escola municipal vivem experiências com a natureza no Bosque da Ciência

Os alunos da Escola Municipal Profª.Francisca Pergentina da Silva, localizada no Zumbi dos Palmares, zona Leste, participaram de uma atividade no Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no Petrópolis, zona Sul. Aproximadamente 30 alunos participaram do projeto, que visava mostrar a fauna e flora existente no parque.

Durante a visita guiada, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental puderam ver os  tanques de peixes-boi da Amazônia; viveiro das ariranhas, árvores centenárias, entre outros atrativos encontrados no bosque, que fica aberto o dia inteiro.

A atividade foi desenvolvida pela a professora de Língua Portuguesa, que também é antropóloga, Sheila Nunes. De acordo com a educadora, a intenção da visita foi estimular a produção textual dos alunos, por meio de um inventário científico dos itens do bosque. Segundo a docente, a ação também oportuniza que os estudantes desenvolvam o espírito científico e organização para gêneros textuais.

“Os alunos são protagonistas desse projeto. A atividade de visitação é parte do projeto já desenvolvido em sala de aula e serve para enaltecer a biodiversidade natural e o patrimônio científico do bosque, como parte da formação dos alunos, tanto na escola, quanto na formação de pessoas que conhecem o ambiente onde vivem, onde se desenvolvem”, destacou a professora.

Os alunos participaram de trilhas dentro do Bosque, visitaram estandes com as informações sobre a preservação e conservação da tartaruga amazônica; o combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Para a aluna do 7° ano, Larissa Ketellen Ribeiro, 13, a experiência de participar da visita é única, tanto por ser a primeira vez que vai ao local, quanto pelo conhecimento adquirido.

“É muito importante e legal nós aprendermos mais sobre os animais, plantas e árvores que estão presentes no nosso dia a dia. Saindo da escola e um pouco da rotina, a gente pode aprender muito mais”, concluiu.

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054