30/10/18 | 10:52
Alunos de escola municipal visitam consulado da Colômbia em projeto de ensino da língua espanhola

Como parte das atividades pedagógicas do Projeto Manaus Internacional Integrando Culturas por meio da Língua Espanhola, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Antônia Pereira da Silva, bairro Santa Etelvina, Zona Norte fizeram uma visita ao Consulado Geral da Colômbia, no Parque 10, zona Centro-Sul, para um intercâmbio cultural.

O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas (APE-AM) e faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE).

A professora do projeto Ádria dos Santos Gomes, ressaltou que a atividade extraclasse foi muito proveitosa. “Serve de estímulo para uma aprendizagem significativa, pois coloca o aluno em contato com a língua estudada, garantindo um melhor desenvolvimento das práticas realizadas em sala de aula. Além de conhecer o espaço do Consulado, a cultura e a gastronomia colombiana”.

De acordo com o Cônsul José Gilberto Rojas fazer parte da programação da escola para um aprendizado melhor dos alunos sobre a língua espanhola é algo considerado de grande relevância por eles.

“É uma grande honra o consulado ter sido incluído pela escola dentro de suas atividades. Com isso, mostramos a nossa cultura, as atividades que desenvolvemos em Manaus com a comunidade colombiana e, desta maneira, estreitar ainda mais os laços de amizade com o Brasil”, disse.

Segundo a aluna do 6º ano, Gabriela Soares, 11, que faz parte do projeto desde o início, a oportunidade de conhecer pessoas de outros países e conhecer um pouco mais do idioma. Para ela, foi inesquecível.

“Aprendi sobre a função desempenhada por um Cônsul em nossa cidade. Fiquei muito ansiosa de tanta expectativa para conhecer uma autoridade e aprender mais sobre o espanhol”.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Divulgação/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054