26/09/14 | 16:34
Alunos de escola municipal visitam asilo e emocionam idosos

Trinta alunos da Escola Municipal Maria Rufina visitaram nesta sexta-feira, 26, a Casa do Idoso São Vicente de Paulo, no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus, para uma manhã de respeito e amor à terceira idade. A ação faz parte do Projeto Histórias da Vovó Rufina e há quatro anos leva as crianças para conhecer as instituições filantrópicas.

Para a ação no asilo, cada turma da unidade de ensino ficou responsável por confeccionar cestas de materiais de higiene pessoal para cada um dos 23 idosos que moram na instituição.

“As nossas crianças serão idosas no futuro e elas têm que saber os direitos e deveres enquanto cidadão em todas as etapas da vida. É uma forma de sensibilizá-los quanto ao respeito à pessoa idosa e também ensinar as crianças a amar os idosos. A ideia é transformar o amor que eles sentem pela Vovó Rufina, personagem da escola que incentiva a leitura, em amor por esses idosos aqui do asilo”, explicou a diretora da Escola Maria Rufina, Sandra Aguilar.

Os alunos cantaram três músicas para homenagear os idosos. Uma delas foi a “Trem das 11”, do grupo Demônios da Garoa, e que alegrou Seu Manuel Lima, de 80 anos.

“Lembrei-me da minha juventude. Essa música é muito boa, mas infelizmente a maioria dos integrantes do grupo já morreu”, falou.

Sessão de poema

Um dos moradores mais animados da vila, como é chamado carinhosamente o asilo, é Antônio Jerônimo Cordeiro. Com 83 anos, ele escreve poemas e é conhecido no local como o “Poeta”. Durante a visita, algumas de suas obras foram lidas pelos professores da Escola Maria Rufina. Em sua grande maioria, as poesias falam de amor e saudade.

“Eu sempre digo que quem não gosta de criança, não gosta de Deus. Hoje estou muito feliz de sentir o amor dessas pessoas. Considero todos meus netos”, concluiu.

A aluna Taynara Gomes, 11, do 5º ano, ficou encantada pelos idosos.

“Eles são muito lindos. Nunca tinha visitado um asilo e gostei muito.

Eles precisam da nossa ajuda e amor. Quero voltar mais vezes”, disse.

Casa do Idoso

A Casa do Idoso São Vicente de Paulo, criada em 1980, atualmente abriga 23 idosos, 14 homens e nove mulheres. O local possui um complexo composto de três pavilhões com 10 apartamentos cada, cozinha com despensa, refeitório, salão social, enfermaria, secretaria e uma capela. Por ser uma instituição filantrópica, a Casa do Idoso vive de doações de pessoas físicas, jurídicas e grupos comunitários.

Os interessados em fazer doações podem procurar a diretora em exercício da instituição, Maria das Graças dos Santos, na rua Jerônimo Ribeiro, nº14, São Raimundo.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054