23/04/15 | 14:17
Alunos de escola municipal ribeirinha realizam o Xibé Cultural

Alunos da Escola Municipal Santo André, localizada na comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, no Rio Negro, realizaram nesta quarta-feira, 22, o Xibé Cultural. O evento contou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes de 4 a 17 anos nos primeiros três meses de aula deste ano letivo.

A gestora da unidade, Paula Beltrão, explicou que o Xibé Cultural visa integrar os alunos sobre as atividades realizadas em todas as turmas. “Hoje aconteceu uma grande aula. Trouxemos para a prática o que os alunos aprenderam em sala de aula durante semanas. O Xibé Cultural é isso, o fortalecimento da educação e cultura que são desenvolvidas aqui, uma escola de brancos e índios estudando e caminhando lado a lado. Durante esses três primeiros meses, trabalhamos as propostas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para que o ensino e o aprendizado de nossas crianças sejam vistos também na prática”, informou.

Uma das homenageadas do evento, a poetisa Ana Peixoto ressaltou o trabalho desenvolvido com os alunos sobre a literatura infantil. Durante o ‘Xibé Cultural’, os estudantes recitaram poemas, fizeram apresentações de fantoches e contaram um pouco da história de datas comemorativas do mês de abril, como a Páscoa, o Dia do Índio, a Inconfidência Mineira e o Descobrimento do Brasil.

“Eu já realizo um trabalho com os alunos há pouco mais de três anos e hoje fui homenageada pela Semana do Livro Infantil. Acredito muito nesse trabalho de ajuda à natureza e de fortalecimento do conhecimento. Nossa parceria com os alunos é assim. Eles me ajudam a divulgar o meu trabalho e eu faço eles se sentirem bem, trabalhando a literatura infantil, a natureza e todo esse ambiente de encantamento”, contou a poetisa.

Leidiane Santos Maia, do 8º ano, foi uma das alunas a homenagear a poetisa Ana Peixoto durante o evento. “Falamos sobre amor, natureza e fizemos apresentações diversas. Nós sempre pegamos os poemas dela para ler. Foi muito legal participar do Xibé Cultural”, relatou.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu/Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054