11/08/15 | 16:47
Alunos de escola municipal reúnem poemas e poesias em livros

RA - Lançamento do Livro Poemas e Poesias - Fotos Rodemarques Abreu (5)Alunos da Escola Municipal Vicente Cruz, localizada no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, realizaram nesta terça-feira, 11, uma cerimônia para lançar o livro ‘Poemas e Poesias’. A publicação, produzido por eles mesmos, faz parte do programa de reforço escolar Fórmula da Vitória do Instituto Ayrton Senna.

De acordo com a professora Rosemar Bandeira, que acompanha os alunos no projeto, o programa atende alunos do 6º ao 9º ano que estavam com dificuldade de escrita e leitura. Ao todo, participam do Fórmula da Vitória 14 alunos.

“O programa está formatado em três fases, sendo a primeira poema e poesias. Trabalhamos de maio até o final de julho com os alunos a formação desses poemas e poesias. Juntamos tudo isso e fizemos o livro, que foi lançado hoje para a escola culminando com a primeira fase do projeto”, explicou.

RA - Lançamento do Livro Poemas e Poesias - Fotos Rodemarques Abreu (3)Um dos 14 alunos envolvidos na criação do livro, Ricardo Varejão, 14, do 7º ano, informou que já tinha feito um poema, mas foi no programa e com o incentivo da professora que passou a se interessar mais pelo assunto.

“Eu fiz um poema sobre o amor. Logo no começo foi difícil, mas a professora foi dando ideia, incentivando e, no final, deu certo. Eu já tinha feito uma vez em outra escola, mas foi aqui no programa que aprendi sobre as estrofes e versos, como formar o poema”, descreveu o aluno.

A professora e coordenadora municipal do Instituto Ayrton Senna, Neuza Viana, destacou que o trabalho é feito para desenvolver as habilidades leitora e de escrita dos alunos. Ela disse ainda que ficou emocionada com o resultado final e a apresentação dos alunos.

Lançamento do Livro Poemas e Poesias - Fotos Rodemarques Abreu (16)“É gratificante esse momento. Estamos encerrando esse módulo em várias escolas e é sempre emocionante ver o que os nossos alunos são capazes de produzir quando são incentivados de forma correta. Nós vimos aqui verdadeiros talentos. Nossa maior dificuldade na rede municipal é o desenvolvimento da escrita e o programa Fórmula da Vitória traz essa produção, mostrando que os alunos são capazes de produzir”, relatou.

Os alunos que participaram do projeto de criação do livro foram: Bruno Freire, David Gomes, Gustavo Correa, Helena Matos Reis, José Mateus Teles, josilene Barbosa, Ricardo Varejão, Roberto Abraão Sicsu, Ryan Fontes, Samuel Jesus, Susi Caroline da Silva, Victória Damasceno e Vivian Amaral.

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054