23/10/14 | 17:50
Alunos de Cmei promovem Feira Cultural em homenagem ao aniversário de Manaus

Em comemoração aos 345 anos de Manaus, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria de Lurdes Braga, localizada na Comunidade São Luiz, bairro Terra Nova 2, zona Norte, promoveram uma feira cultural em homenagem ao aniversário da cidade. Teatro de fantoche, painéis e maquetes que recontam a história da capital amazonense foram apresentados na tarde desta quinta-feira, 23.

Gestora da unidade, Deise Correa Ferreira, contou como surgiu a ideia de desenvolver a atividade lúdica para comemorar o aniversário da cidade. “Dentro da prática da educação infantil, proposta pela própria Secretaria Municipal de Educação (Semed), os alunos podem aprender tanto visualizando e observando através de vídeos, fotos e painéis. Através de uma feira como essa, a gente consegue enriquecer todas as informações inerentes à cidade, nada mais justo para comemorar 345 de Manaus”.

A atividade iniciou com uma apresentação teatral de fantoches. Depois, os alunos visitaram os estandes com as maquetes e painéis produzidos por eles. Histórias da origem da cidade até a urbanização, pontos turísticos, artesanatos e culinária regional foram temas da feira cultural. Depois da visitação dos alunos, a escola abriu as portas para a comunidade.

Professora do maternal, Francimara Moraes, desenvolveu com seus alunos uma maquete sobre a origem da cidade. “Pensei em como eu poderia trabalhar essa história com as crianças do maternal, então tive a ideia de montar uma maquete, onde procuramos colocar um pedaço de Manaus e contar que antes de chegar qualquer povo aqui, já existia a tribo dos Manaós. As heranças que herdamos estão sendo apresentadas hoje no pátio da nossa escola. Amanhã, Manaus fará hoje 345 anos e temos muito orgulho de termos nascido nessa terra”.

Aluna do maternal, Lohana Lima Barroso, 6, contou que a turma dela foi a responsável por criar os painéis com os pontos turísticos de Manaus. “Pintamos e colamos imagens dos pontos turísticos para comemorar o aniversário de Manaus”.
Texto: Luana Carvalho
Fotos: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054